DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3471
Title: A brinquedoteca como processo formativo de estudantes do curso de Pedagogia da Escola Normal Superior: reflexões sobre a adoção do lúdico na sala de aula
Other Titles: The toy library as a training process for students in the Pedagogy course at Escola Normal Superior: reflections on the adoption of play in the classroom
Authors: Borges, Elianai Vinente
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Kelly Christiane Silva de
Keywords: Brinquedoteca;Toy library;Processo formativo;Formative process;Ludicidade;Playfulness
Issue Date: 3-Aug-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: Borges, Elianai Vinente. A brinquedoteca como processo formativo de estudantes do curso de Pedagogia da Escola Normal Superior: reflexões sobre a adoção do lúdico na sala de aula. 2021. 49 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico tem como tema: A brinquedoteca como processo formativo de estudantes do curso de pedagogia da Escola Normal Superior: reflexões sobre a adoção do lúdico na sala de aula”. Seu objetivo geral é compreender o papel da brinquedoteca como espaço formativo para o curso de pedagogia da Escola Normal Superior. E como objetivos específicos compreender os aspectos históricos da Brinquedoteca no Brasil, identificar a contribuição das vivencias da brinquedoteca para o pedagogo em formação, entender como os professores e estudantes da Escola Normal fazem uso da brinquedoteca e como inserem esse fazer no diálogo teórico prático, conhecer o conceito dos professores e dos estudantes a respeito do papel da brinquedoteca como laboratório de aprendizagem no curso de pedagogia. Para isso, foi realizado um levantamento teórico acerca do tema a partir de autores como SILVA (2008); FRUFREK (2016); Lima (2018); ARAÚJO (2011); RAU, LARA (2017); KISHIMOTO (2011) e outros. Foi realizado uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando um questionário semiaberto para coleta de dados dos entrevistados do curso e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, assim como o relato de experiencia da própria autora. Diante disso, confirmamos que o espaço da Brinquedoteca da UEA torna-se relevante para a formação dos estudantes de Pedagogia, sendo um lugar de aperfeiçoamento de aprendizagens, valorizando o ensino lúdico como atividade fundamental de desenvolvimento das crianças, seja em sala de aula, na brinquedoteca ou em qualquer outro espaço em que elas possam aprender brincando.
Abstract: This monographic work has the theme: The toy library as a formative process of students from the pedagogy course at Escola Normal Superior: reflections on adoption of play in the classroom”. Your overall goal is to understand the role of toy library as a training space for the Escola Normal's pedagogy course Higher. And as specific objectives to understand the historical aspects of Toy library in Brazil, identify the contribution of the experiences of the toy library for the educator in training, to understand how the School's teachers and students Normal make use of the toy library and how they insert this practice in the theoretical and practical dialogue, to know the concept of teachers and students regarding the role of toy library as a learning laboratory in the pedagogy course. For that, a theoretical survey was carried out on the subject from authors such as SILVA (2008); FRUFREK (2016); Lima (2018); ARAÚJO (2011); RAU, LARA (2017); KISHIMOTO (2011) and others. A field research was carried out with an approach qualitative, using a semi-open questionnaire to collect data from the interviewees from the course and Pedagogy of the State University of Amazonas - UEA, as well as the author's own experience report. Therefore, we confirm that the UEA Toy Library space becomes relevant for the training of Pedagogy students, being a place of learning improvement, valuing playful teaching as a fundamental activity for the development of children, whether in the classroom, the playroom or any other space in that they can learn by playing.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3471
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.