DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Elianai Vinente-
dc.date.available2021-10-26T17:22:06Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.citationBorges, Elianai Vinente. A brinquedoteca como processo formativo de estudantes do curso de Pedagogia da Escola Normal Superior: reflexões sobre a adoção do lúdico na sala de aula. 2021. 49 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3471-
dc.description.abstractThis monographic work has the theme: The toy library as a formative process of students from the pedagogy course at Escola Normal Superior: reflections on adoption of play in the classroom”. Your overall goal is to understand the role of toy library as a training space for the Escola Normal's pedagogy course Higher. And as specific objectives to understand the historical aspects of Toy library in Brazil, identify the contribution of the experiences of the toy library for the educator in training, to understand how the School's teachers and students Normal make use of the toy library and how they insert this practice in the theoretical and practical dialogue, to know the concept of teachers and students regarding the role of toy library as a learning laboratory in the pedagogy course. For that, a theoretical survey was carried out on the subject from authors such as SILVA (2008); FRUFREK (2016); Lima (2018); ARAÚJO (2011); RAU, LARA (2017); KISHIMOTO (2011) and others. A field research was carried out with an approach qualitative, using a semi-open questionnaire to collect data from the interviewees from the course and Pedagogy of the State University of Amazonas - UEA, as well as the author's own experience report. Therefore, we confirm that the UEA Toy Library space becomes relevant for the training of Pedagogy students, being a place of learning improvement, valuing playful teaching as a fundamental activity for the development of children, whether in the classroom, the playroom or any other space in that they can learn by playing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrinquedotecapt_BR
dc.subjectToy librarypt_BR
dc.subjectProcesso formativopt_BR
dc.subjectFormative processpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.titleA brinquedoteca como processo formativo de estudantes do curso de Pedagogia da Escola Normal Superior: reflexões sobre a adoção do lúdico na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe toy library as a training process for students in the Pedagogy course at Escola Normal Superior: reflections on the adoption of play in the classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T17:22:06Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee1Wanzeler, Eglê Betânia Portela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0060709651046345pt_BR
dc.contributor.referee2Afonso, Angela Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9449111149410129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7526143418260252pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como tema: A brinquedoteca como processo formativo de estudantes do curso de pedagogia da Escola Normal Superior: reflexões sobre a adoção do lúdico na sala de aula”. Seu objetivo geral é compreender o papel da brinquedoteca como espaço formativo para o curso de pedagogia da Escola Normal Superior. E como objetivos específicos compreender os aspectos históricos da Brinquedoteca no Brasil, identificar a contribuição das vivencias da brinquedoteca para o pedagogo em formação, entender como os professores e estudantes da Escola Normal fazem uso da brinquedoteca e como inserem esse fazer no diálogo teórico prático, conhecer o conceito dos professores e dos estudantes a respeito do papel da brinquedoteca como laboratório de aprendizagem no curso de pedagogia. Para isso, foi realizado um levantamento teórico acerca do tema a partir de autores como SILVA (2008); FRUFREK (2016); Lima (2018); ARAÚJO (2011); RAU, LARA (2017); KISHIMOTO (2011) e outros. Foi realizado uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando um questionário semiaberto para coleta de dados dos entrevistados do curso e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, assim como o relato de experiencia da própria autora. Diante disso, confirmamos que o espaço da Brinquedoteca da UEA torna-se relevante para a formação dos estudantes de Pedagogia, sendo um lugar de aperfeiçoamento de aprendizagens, valorizando o ensino lúdico como atividade fundamental de desenvolvimento das crianças, seja em sala de aula, na brinquedoteca ou em qualquer outro espaço em que elas possam aprender brincando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Lidivania de Freitas. Reflexões, desafios e possibilidades da brinquedoteca em diferentes contextos: a garantia do direito de brincar. 2011. Disponível em: encurtador.com.br/dfKQ3. Acesso em: 28 de fevereiro de 2021. BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.html#art266. Acesso em: 19 maio de 2021. BRASIL. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2002006/2005/lei/l11104.htm. Acesso em: 05 dezembro de 2020. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 27 junho de 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Brasília, 2017. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2249. Acesso em: 18 março de 2021. CARNEIRO, Maria Angela B. Brinquedoteca: um espaço interessante para favorecer o desenvolvimento da criança. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www4.pucsp.br/educacao/brinquedoteca/downloads/brinquedoteca.pdf. Acesso em: 20 março de 2021. COUTO, Jessica da Silva de. FARENZENA, Rosana Coronetti. LAUER, Cíntia Luzia. TEIXEIRA, Gabriela Braga. Brinquedoteca universitária: desafios e cotidianos lúdicos no território acadêmico. XIII Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26967_13517.pdf. Acesso em: 20 fevereiro de 2020. FRUFREK, Giselle. Redescobrir: a experiência em uma brinquedoteca com abordagem montessoriana e a formação e a formação de professores. Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS, 2016. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/10018. Acesso em: 05 dezembro de 2020. LARA, Sandra Mara de.; RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Brinquedoteca universitária: a formação dos professores pedagogos para o brincar e o brincar para aprender. XIII Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25815_12605.pdf. Acesso em: 20 fevereiro de 2020. LEPETE. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação. Portifólio. Universidade do Estado do Amazonas, 2017. LIMA, Géssica de Aguiar. A brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais e a constituição da personalidade das crianças na pré-escola. Pará, 2018. Disponível 49 em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/ viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6565241#. Acesso em: 17 mai. 2021. MARTINS, Maria Margarete B.; SOUZA, Grace Kely Oliveira de. A brinquedoteca hospitalar e a recuperação de crianças internadas: uma revisão bibliográfica. Bahia, 2013. Disponível em:https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/2430.Acess o em: 05 dez. 2020. MOORE, Julia E. A history of lending libraries in the United States since 1935. Kent State University. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED390414.pdf. Acesso em: 25 março 2021. OLIVEIRA, Vera Barros de. Brinquedoteca: uma visão internacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. ROEDER, Silvana Ziger. Brinquedoteca universitária: reflexões sobre o processo do brincar para aprender. XIII Congresso Nacional de Educação, 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/959_963.pdf. Acesso em: 25 abril. 2021. SILVA, Thallita Dayane Uzetto da. A brinquedoteca enquanto espaço de formação docente e discente: o brincar e o jogar em discussão. São Paulo, 2008. Disponível em:https://www.docsity.com/pt/a-brinquedoteca-enquanto-espaco-de-formacao docente/4829595/. Acesso em: 15 julho de 2021. SANTOS, Santa Marli Pires dos (org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 12 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqBrinquedotecapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.