DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3267
Titel: A música como instrumento didático-pedagógico no ensino de eletroquímica
Autor(en): Souza, Isaac Bruno Silva
Pires Neto, João Pessoa
Silva, Thiago Pereira da
Stichwörter: Música;Aprendizagem;Cotidianização
Erscheinungsdatum: 1-Aug-2020
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Por ser uma ciência que explica as inúmeras transformações ocorridas na natureza, a Química torna-se de difícil percepção por parte dos estudantes do Ensino Médio, já que os professores se valem de práticas de ensino que foge da realidade na qual o indivíduo está inserido. A música, como ferramenta didática, poderá contribuir para atender estas necessidades, propiciando uma aprendizagem crítica, construtiva e reflexiva. Nosso objetivo geral foi analisar vídeos disponíveis no YouTube que utilizam a música como recurso didático-pedagógico no ensino de eletroquímica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, onde foram analisadas e categorizadas as músicas selecionadas. Os vídeos analisados apresentam fortes tendências behavioristas, objetivando a memorização. Posto isso, propomos uma música sobre o conceito de eletroquímica com base nos fenômenos cotidianos. Acreditamos que os problemas expostos possam colaborar para uma discussão mais balizada acerca do melhoramento e otimização da aplicação de músicas como ferramenta eficiente no ensino de ciências
Zusammenfassung: As it is a science that explains the innumerable transformations occurring in nature, chemistry is of difficult understanding to high school students, since teachers employ teaching practices that escape the reality in which the individuals are inserted. Music as a didactic tool can contribute to these needs, providing critical, constructive and reflective learning. Our overall aim was to analyze YouTube videos that use music as a didactic- pedagogical resource in electrochemistry teaching. It is a qualitative, exploratory and documental research, in which the chosen songs were analyzed and categorized. The analyzed videos present strong behaviorist tendencies, aiming at memorization. Therefore, we propose a song about the concept of electrochemistry based on everyday phenomena. Our appointments can contribute to a more focused discussion about improving and optimizing the music usage as an efficient sicence teaching tool.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3267
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A música como instrumento didático-pedagógico no ensino de eletroquímica..pdf849,66 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons