DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Isaac Bruno Silva-
dc.contributor.authorPires Neto, João Pessoa-
dc.contributor.authorSilva, Thiago Pereira da-
dc.date.available2021-03-02-
dc.date.available2021-03-02T20:50:29Z-
dc.date.issued2020-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3267-
dc.description.abstractAs it is a science that explains the innumerable transformations occurring in nature, chemistry is of difficult understanding to high school students, since teachers employ teaching practices that escape the reality in which the individuals are inserted. Music as a didactic tool can contribute to these needs, providing critical, constructive and reflective learning. Our overall aim was to analyze YouTube videos that use music as a didactic- pedagogical resource in electrochemistry teaching. It is a qualitative, exploratory and documental research, in which the chosen songs were analyzed and categorized. The analyzed videos present strong behaviorist tendencies, aiming at memorization. Therefore, we propose a song about the concept of electrochemistry based on everyday phenomena. Our appointments can contribute to a more focused discussion about improving and optimizing the music usage as an efficient sicence teaching tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCotidianizaçãopt_BR
dc.titleA música como instrumento didático-pedagógico no ensino de eletroquímicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-02T20:50:29Z-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.epage28pt_BR
dc.citation.issue28pt_BR
dc.citation.spage16pt_BR
dc.description.resumoPor ser uma ciência que explica as inúmeras transformações ocorridas na natureza, a Química torna-se de difícil percepção por parte dos estudantes do Ensino Médio, já que os professores se valem de práticas de ensino que foge da realidade na qual o indivíduo está inserido. A música, como ferramenta didática, poderá contribuir para atender estas necessidades, propiciando uma aprendizagem crítica, construtiva e reflexiva. Nosso objetivo geral foi analisar vídeos disponíveis no YouTube que utilizam a música como recurso didático-pedagógico no ensino de eletroquímica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, onde foram analisadas e categorizadas as músicas selecionadas. Os vídeos analisados apresentam fortes tendências behavioristas, objetivando a memorização. Posto isso, propomos uma música sobre o conceito de eletroquímica com base nos fenômenos cotidianos. Acreditamos que os problemas expostos possam colaborar para uma discussão mais balizada acerca do melhoramento e otimização da aplicação de músicas como ferramenta eficiente no ensino de ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A música como instrumento didático-pedagógico no ensino de eletroquímica..pdf849,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons