DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2857
Title: Método de análise e validação das investigações de educação em ciências critérios dos especialistas
Other Titles: Method of analysis and validation of science education research: criteria of experts
Authors: Nicot, Yuri Expósito
Cardoso, Nerio Aparecido
Souza, Jerson Sandro Santos de
Keywords: Analise e Validação;Método Delphi;Pesquisa Qualitativa;Estatística
Issue Date: 10-Aug-2016
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ANTUNES, M. M. Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Revista de Educação PUC-Campinas, v.19, p. 63-71, jan/abr, 2014. BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. Editora da UFSC, 2002. BECEGATO, M. M. Análise da Correlação entre Maturidade e Níveis de Desenvolvimento dos Processos. 126f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009. CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3rd Edition. USA: SAGE Publications, 2009. LINSTONE, H. A.; TUROFF, M.; HELMER, O. The Delphi Method: Techniques and Applications. California: Portland State University - New Jersey Institute of Technology - University of Southern California, 2002. MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2001. MEYRICK, J. D. The Delphi method and health research. Health Education, v.103 Iss: 1, pp.7-16, 2003. MUNARETTO, L. F.; CORRÊA, H. L.; CUNHA, J. A. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da UFMS, Santa Maria, v. 6, n.1, p. 09-24, jan./mar., 2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 238 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.228-238 | jul-dez | 2016 OKOLI, C.; PAWLOWSKI, S. D. The Delphi method as a research tool: an example, design considerations and applications. Information & Management, v.42, iss: 1, pp. 15-29, 2004. QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Tradução: João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes e Maria Carvalho. 4. ed. Lisboa: Gradiva, 2005. SKULMOSKI, G. J.; HARTMAN, F. T.; KRAHN, J. The Delphi Method for Graduate Research. Journal of Information Technology Education, vol. 6, 2007. Disponível em: <http://jite.org/documents/Vol6/JITEv6p001-021Skulmoski212.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016. SPINOLA, A. W. P. Técnica prospectiva Delfos: abordagem teórico-prática. São Paulo: SM Editora, 1997. WRIGHT, J. T. C., GIOVINAZZO, R. A. Delphi: uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 12, 2000.
metadata.dc.description.resumo: se apresenta um método para a avaliação de resultados das pesquisas na área de Educação através do “Critério dos Especialistas”, concebido após a reestruturação sistêmica do Método Delphi. A metodologia empregada utilizou resultados de estudos de doutoramento como indicadores de relevância para área de Educação, realizados no Programa de Pós-Graduação Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Na avaliação destes resultados são considerados os seguintes elementos: problema, objetivo geral, metodologia e resultados obtidos na pesquisa. A composição amostral de 16 especialistas que compôs o grupo de avaliadores foi obtida no repositório de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. Após o início do processo da coleta de dados foram necessárias outras interações entre os participantes, o que propiciou a reflexão individual e coletiva dos chamados “especialistas” na avaliação dos indicadores apresentados. Partindo dos instrumentos fornecidos inicialmente pelos autores para avaliar conhecimentos e competências dos participantes no tema em questão, foi possível selecionar a amostra experimental, o que permitiu através das avaliações individuais de cada indicador e das reflexões afirmar que o “método de especialistas” pode ser utilizado em pesquisas com abordagem qualitativa, quantitativas ou ambas em um mesmo estudo. Palavras-chave: Analise e Validação. Método Delphi. Pesquisa Qualitativa. Estatística.
Abstract: We present a method for assess results of research in Education, through the "Criterion of Experts", designed after the systemic restructuring of the Delphi Method. The methodology used results of doctoral studies as important indicators for the area of Education, held in the Graduate Program "Amazon Education Network of Science and Mathematics" - REAMEC. In the evaluation of these results are considered the following elements: problem, general purpose, methodology, and results obtained in this research. The sample composition of 16 experts who was obtained from the curriculum repository of the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq. After starting the data collection process, it was necessary other interactions among participants, which led to the individual and collective reflection of so-called "experts" in the evaluation of the indicators. Starting from the instruments initially provided by the authors in order to evaluate knowledge and skills of participants in the issue at hand, it was possible to select the experimental sample, which allowed through individual assessments of each indicator and reflections state that the "method of experts" may be used in research with a qualitative or quantitative approach or even both in the same study. Keywords: Analysis and Validation. Delphi method. Qualitative research. Statistic.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2857
ISSN: 1984-7505
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons