DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2522
Title: Orquestra Brilho Celeste : relato sobre o processo de ensino da Música através do violino da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Tradicional em Manacapuru
Authors: Pereira, Leticia Ruis
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira , Fabiano Cardoso de
Keywords: Violino;Método Suzuki;Orquestra;Vivência no Grupo;IEADTAM
Issue Date: 2-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho de conclusão de curso aborda as atividades de ensino e aprendizagem musical por meio do violino, desenvolvidas no projeto de música da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Tradicional em Manacapuru-IEADTAM, denominado Orquestra Brilho Celeste-OBC atendendo alunos na faixa etária de 7 a 40 anos. Buscando compreender como se deu esse processo através do histórico do grupo, a partir do ano de 2009, quando houve a primeira formação do grupo, até o ano de 2016 em que ficou ativo o projeto. Mencionando assim, quem foram os professores, como eram desenvolvidas as aulas teóricas e práticas, e a agregação de novos alunos ao projeto ao longo desses anos. Também relatando sobre a minha vivência no grupo, primeiramente como aluna e alguns anos depois como professora, referindo as dificuldades encontradas para realização das aulas, como a falta de instrumentos, os diferentes tipos de ensino e a organização das aulas para atender as necessidades de todos os alunos, pois as aulas eram realizadas de forma coletiva, não havendo assim aulas individuais. Irei expor as apresentações e workshops desenvolvido no período de existência do projeto OBC e os métodos utilizados pelos professores, dando ênfase ao método educacional Suzuki criado pelo violinista Shinichi Suzuki (1898-1998) que não é um simples processo de educação musical, mas uma filosofia aplicacional, por fim mostrarei, os resultados alcançados ao longo desse percurso. O objetivo proposto com essa é apresentar a dinâmica do ensino do violino desenvolvido no projeto de música denominado OBC, e para a realização desse presente trabalho escolhi a pesquisa qualitativa com finalidade descritiva por meio da observação, fazendo assim uma classificação e interpretação dos fatos coletados através de entrevistas com questionários abertos para professores e alguns alunos que fizeram parte da OBC. Palavras Chave: Violino, Método Suzuki, Orquestra, Vivência no Grupo, IEADTAM
Abstract: This course conclusion paper delas with the activities of teaching and learning music through the violin, developed in the music project of the Evangelical Church Assembly of God Traditional in Manacapuru-IEADTAM, called Orchestra Brilho Celeste-OBC serving students aged 7 to 40 years. I will seek to understand how this process took place through the group's history, from 2009, when the group was first formation of the group, until 2016, when the project became active. Thus mentioning who the teachers were, how the theoretical and practical classes were developed, and the addition of new students to the project over the years. Alson reporting on my experience in the group, first as a student and a few years later as a teacher, referring to the difficulties encountered in conducting the classes, such as the lack of instruments, the different types of teaching and the organization of the classes to meet the needs of students. The students, because the classes were held collectively, thus not having individual classes. I will expose the presentations and workshops developed during the lifetime of the OBC Project and the methods used by teachers, emphasizing the Suzuki educational method created by violinista Shinichi Suzuki (1898-1998) which is not a simple one process of music education, but an application philosophy, I will finally show the results achieved along this path. The purpose of this paper is to present the dynamics of the violin teaching developed in the music project called obc and for this work I chouse the qualitative research with the descriptive purpose through observation, thus making a classification and interpretation of the facts. Collected through open questionnaire interviews for teachers and some students who were part of the OBC. Keywords: Violin, Suzuki Method, Orchestra, Group Experience.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2522
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons