DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Leticia Ruis-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-06T18:36:32Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2522-
dc.description.abstractThis course conclusion paper delas with the activities of teaching and learning music through the violin, developed in the music project of the Evangelical Church Assembly of God Traditional in Manacapuru-IEADTAM, called Orchestra Brilho Celeste-OBC serving students aged 7 to 40 years. I will seek to understand how this process took place through the group's history, from 2009, when the group was first formation of the group, until 2016, when the project became active. Thus mentioning who the teachers were, how the theoretical and practical classes were developed, and the addition of new students to the project over the years. Alson reporting on my experience in the group, first as a student and a few years later as a teacher, referring to the difficulties encountered in conducting the classes, such as the lack of instruments, the different types of teaching and the organization of the classes to meet the needs of students. The students, because the classes were held collectively, thus not having individual classes. I will expose the presentations and workshops developed during the lifetime of the OBC Project and the methods used by teachers, emphasizing the Suzuki educational method created by violinista Shinichi Suzuki (1898-1998) which is not a simple one process of music education, but an application philosophy, I will finally show the results achieved along this path. The purpose of this paper is to present the dynamics of the violin teaching developed in the music project called obc and for this work I chouse the qualitative research with the descriptive purpose through observation, thus making a classification and interpretation of the facts. Collected through open questionnaire interviews for teachers and some students who were part of the OBC. Keywords: Violin, Suzuki Method, Orchestra, Group Experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolinopt_BR
dc.subjectMétodo Suzukipt_BR
dc.subjectOrquestrapt_BR
dc.subjectVivência no Grupopt_BR
dc.subjectIEADTAMpt_BR
dc.titleOrquestra Brilho Celeste : relato sobre o processo de ensino da Música através do violino da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Tradicional em Manacapurupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T18:36:32Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira , Fabiano Cardoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346971233730699pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira , Fabiano Cardoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346971233730699pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0781060896912052pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso aborda as atividades de ensino e aprendizagem musical por meio do violino, desenvolvidas no projeto de música da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Tradicional em Manacapuru-IEADTAM, denominado Orquestra Brilho Celeste-OBC atendendo alunos na faixa etária de 7 a 40 anos. Buscando compreender como se deu esse processo através do histórico do grupo, a partir do ano de 2009, quando houve a primeira formação do grupo, até o ano de 2016 em que ficou ativo o projeto. Mencionando assim, quem foram os professores, como eram desenvolvidas as aulas teóricas e práticas, e a agregação de novos alunos ao projeto ao longo desses anos. Também relatando sobre a minha vivência no grupo, primeiramente como aluna e alguns anos depois como professora, referindo as dificuldades encontradas para realização das aulas, como a falta de instrumentos, os diferentes tipos de ensino e a organização das aulas para atender as necessidades de todos os alunos, pois as aulas eram realizadas de forma coletiva, não havendo assim aulas individuais. Irei expor as apresentações e workshops desenvolvido no período de existência do projeto OBC e os métodos utilizados pelos professores, dando ênfase ao método educacional Suzuki criado pelo violinista Shinichi Suzuki (1898-1998) que não é um simples processo de educação musical, mas uma filosofia aplicacional, por fim mostrarei, os resultados alcançados ao longo desse percurso. O objetivo proposto com essa é apresentar a dinâmica do ensino do violino desenvolvido no projeto de música denominado OBC, e para a realização desse presente trabalho escolhi a pesquisa qualitativa com finalidade descritiva por meio da observação, fazendo assim uma classificação e interpretação dos fatos coletados através de entrevistas com questionários abertos para professores e alguns alunos que fizeram parte da OBC. Palavras Chave: Violino, Método Suzuki, Orquestra, Vivência no Grupo, IEADTAMpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBLAZINA, Francilene Maciel da Rocha. O ensino e a aprendizagem musical na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Alegre. 2013, 45 f. Monografia Curso de Especialização em Pedagogia da Arte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2013. CLEBER, C.; PRODANOV, E, C, F. Metodologia do Trabalho Científico: 2. Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. COELHO, Joubert Junior da Costa. A aplicação de um Programa de Técnica Vocal no Coral da Secretaria do Estado da Fazenda do Amazonas. 2016. 33 f. Monografia Curso de Música Bacharel em Canto, Universidade do Estado do Amazonas Escola Superior de Artes e Turismo ESAT, Manaus 2016. DANIEL.S. A história dos Hinos que amamos. Rio de Janeiro, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2013. LUZ, Cleci Cielo Guerra Guedes da. Violinistas e Métodos Suzuki: Um estudo com egressos do Centro Suzuki de Santa Maria. 2004. 47 f. Dissertação Mestre em Música, Área de Concentração: Práticas Interpretativas – Violino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música, Porto Alegre 2004. MATEIRO, T.; ILARI, B. Pedagogia em Educação Musical: 1. Ed. Curitiba: Ibpex, 2011. MOTA, Manoel da Conceição Santos da. O uso do método Suzuki para o ensino do violino na AMEM. 2016. 24 f. Curso Licenciatura em Música, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maranhão 2016. OLIVEIRA, Thaynara Cristina Santos. O ensino de violino no programa sol nascente um relato de experiência. 2012. 53 f. Monografia Curso Licenciatura em Música, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maranhão. 2012. 39 PIRES, Anderson Luís Kroeff. Desafios e perspectivas no ensino da música na pré-escola: um relato de experiência na Escola Bambini em Natal/RN. 2017. 53 f. (graduação) Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN 2017. PETRONITO, Maria Isabel Brasiliana. O ensino de violino no curso básico da escola de música da UFRN. 2010. 82 f. Monografia Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte. 2010. RIBEIRA, Raimundo Luiz. Inclusão através do projeto Música no MUNIM: Musicalizando Criança e Jovens. 2012. 79 f. Monografia Curso de Música Licenciatura, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maranhão. 2012. SOUZA, Priscila de. Uma análise comparativa de três métodos de ensino de leitura musical para alunos de violino do método Suzuki. 35 f. Monografia (graduação) Curso de Licenciatura em Habilitação em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. SILVA, Kadja Marluan da. Ensino de violino em instituição social, reflexão sobre minha prática como professora. 2017. 44 f. Monografia Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN), Rio Grande do Norte, 2017. SILVA, Melissa Gonçalves Zambrano da. O papel do professor e o lugar da família no ensino de violino. 2016. 55 f. Monografia Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal do Pampa, Bagé 2016. SILVA, Denise Gomes da. A Importância da Música no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil: Uma Análise da Literatura. 2010, 41 f. Monografia Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina 2010. SANTOS, José Carlos da Silva. Projeto de Musicalização Pró-Música – Ondas Musicais: O papel Integrador da Banda de Música. 2017, 57 f. Monografia Curso de Licenciatura em Música, Universidade do Rio Grande do Norte-UFRN, Natal-RN 2017. 40 SILVA, Bianca Cristina Vieira da. Ensino de Violino para Adultos Iniciantes: Uma Análise de Conteúdo e Estratégias de Ensino. 2017, 97 f. Monografia Curso de Licenciatura em Música Noturno do Departamento de Música, Universidade de Brasília, Brasília 2017. TRINDADE, Alexandra Sofia Monteiro da Silva. A Iniciação de Violino e a Introdução do Método Suzuki em Portugal. 2010. 313 f. Dissertação Mestre em Música para o Ensino Vocacional, Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Aveiro 2010. YING, Liu Man. O ensino Coletivo Direcionado no Violino. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. 6. FONTES ELETRÔNICAS NATALI, João Batista. Fran Shubert Reinventou o Sentimento, 1997. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq310111.htm/> Acesso em: 25 de abril de 2019. PETRUS, Arquiles. Curiosidades Musicais: História da Ave Marias, 2013. Disponível em: http://www.blogdopilako.com.br/wp/2013/09/12/curiosidades-musicais-a-historia-das-ave- marias/> Acesso em: 25 de abril de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons