DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2304
Title: Ascaridíase: percepção de alunos do ensino médio de uma escola estadual de Tefé-Am
Other Titles: Ascariasis: perception of high school students from a state school in Tefé-Am
Authors: Marinho, Kharen Lawinny da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Eloá Areválo
Keywords: parasitoses, alunos, ascaridíase.;parasites, students, ascariasis.
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: As doenças parasitárias são um problema de saúde pública, onde as parasitoses intestinais atingem os seres humanos, principalmente indivíduos em fase escolar. Uma das parasitoses mais encontradas em adolescentes é a ascaridíase, e no município de Tefé-Am, 75% da população entre 2013 e 2014 contraiu essa infecção. Logo, o objetivo desse estudo foi analisar o conhecimento de alunos do ensino médio de uma escola pública sobre este tema, além de fazer a análise do livro didático que o docente trabalha. Para isso foi aplicado um questionário que continham perguntas distribuídas entre múltipla escolha e discursivas, onde foi necessário responder a classificação taxonômica, formas infectantes, nomes populares e se tinha ponto de contaminação em sua escola. Os resultados indicaram que as turmas apresentam dificuldades em se expressarem quanto ao tema, pois de certo modo, dispõem de informações superficiais, mostrando a necessidade de adquirir um melhor aprendizado, enfatizando pontos importantes. O livro didático analisado aborda este conteúdo de forma superficial, não enfatizando as fontes de contaminação e nem as parasitoses mais comumente encontrada nas escolas, como é o caso da ascaridíase. Portanto, foi possível concluir que a educação precisa de meios didáticos e transversais para que assuntos complexos e importantes como esse, sejam passados de maneira eficaz para a informação não ficar limitada somente à sala de aula.
Abstract: Parasitic diseases are a public health problem, where intestinal parasites affect humans, especially individuals in school. One of the most common parasitic diseases found in adolescents is ascariasis, and in the municipality of Tefé-Am, 75% of the population between 2013 and 2014 contracted this infection. Therefore, the objective of this study was to analyze the knowledge of high school students from a public school on this topic, in addition to analyzing the textbook that the teacher works with. For this, a questionnaire was applied that contained questions distributed between multiple choice and discursive, where it was necessary to answer the taxonomic classification, infectious forms, popular names and if there was a point of contamination in your school. The results indicated that the classes have difficulties in expressing themselves on the subject, because in a way, they have superficial information, showing the need to acquire better learning, emphasizing important points. The analyzed textbook approaches this content superficially, without emphasizing the sources of contamination or the parasites most commonly found in schools, as is the case of ascariasis. Therefore, it was possible to conclude that education needs didactic and transversal means so that complex and important subjects like this one can be passed on effectively so that information is not limited to the classroom alone.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2304
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons