DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2128
Title: Matemática e interdisciplinariedade: um desafio para os professores de duas escolas públicas de Manaus
Authors: Paulo, Monique de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Keywords: Matemática;Interdisciplinaridade;Currículo;Professores
Issue Date: 28-Mar-2013
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação nasceu de uma pesquisa voltada para a interdisciplinaridade, a qual foi elaborada com o objetivo de fazer uma análise das concepções dos professores de Matemática, sujeitos da pesquisa, a cerca do ensino interdisciplinar através do currículo. Neste trajeto também foram analisadas as práticas desses profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Escolas da rede pública estadual de ensino, localizadas na cidade de Manaus. Para atingir nosso objetivo optamos pelo método qualitativo de pesquisa fundamentado em Creswell (2007) e Gil (2010). Para nortear tal processo, adotamos como abordagem epistemológica a fenomenologia, pois esta nos possibilitou conhecer os aspectos ontológicos relatados pelos participantes da pesquisa. Os dados foram obtidos através das técnicas de observação (em sala de aula) e entrevistas (feitas com os professores). Participaram da pesquisa, sete professores, quatro professores da primeira escola e três da segunda, ambas pertencentes à mesma coordenadoria distrital. De posse dos resultados, verificamos que a maioria dos professores tem uma ideia geral de interdisciplinaridade e sabem da exigência das propostas curriculares sobre o ensino interdisciplinar, porém, não foi isso que encontramos na prática da maioria desses professores. Desta forma, a existência de uma ação interdisciplinar como apoio ao processo ensino-aprendizagem continua sendo, sem dúvida, um grande desafio. Palavras-chave: Matemática. Interdisciplinaridade. Currículo. Professores.
Abstract: This work grew out of an investigation focused on interdisciplinarity, which was prepared with the purpose of making an analysis of teachers' conceptions of mathematics, research subjects, about the interdisciplinary teaching across the curriculum. In this path were also analyzed the practices of these professionals. The survey was conducted in two public schools located in the city of Manaus. To achieve our goal we chose a qualitative research method based on Creswell (2007) and Gil (2010). To guide this process, we adopted epistemological approach to phenomenology, as this enabled us to know the ontological aspects reported by the research participants. Data were obtained through the techniques of observation (in the classroom) and interviews (made with teachers). Participated in the survey, seven teachers, four teachers of the first school and three of the second, both belonging to the same district coordination office. With the results, we found that most teachers have a general idea of interdisciplinarity and we know the requirement of curriculum proposals on interdisciplinary teaching, however, it was not what we found in the practice of most of these teachers. Therefore, the existence of an interdisciplinary approach to support the teaching-learning process remains undoubtedly a challenge. Key-words: Mathematics. Interdisciplinarity. Curriculum. Teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2128
Appears in Collections:PPGECA



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons