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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaulo, Monique de Oliveira-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-09T14:59:01Z-
dc.date.issued2013-03-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2128-
dc.description.abstractThis work grew out of an investigation focused on interdisciplinarity, which was prepared with the purpose of making an analysis of teachers' conceptions of mathematics, research subjects, about the interdisciplinary teaching across the curriculum. In this path were also analyzed the practices of these professionals. The survey was conducted in two public schools located in the city of Manaus. To achieve our goal we chose a qualitative research method based on Creswell (2007) and Gil (2010). To guide this process, we adopted epistemological approach to phenomenology, as this enabled us to know the ontological aspects reported by the research participants. Data were obtained through the techniques of observation (in the classroom) and interviews (made with teachers). Participated in the survey, seven teachers, four teachers of the first school and three of the second, both belonging to the same district coordination office. With the results, we found that most teachers have a general idea of interdisciplinarity and we know the requirement of curriculum proposals on interdisciplinary teaching, however, it was not what we found in the practice of most of these teachers. Therefore, the existence of an interdisciplinary approach to support the teaching-learning process remains undoubtedly a challenge. Key-words: Mathematics. Interdisciplinarity. Curriculum. Teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleMatemática e interdisciplinariedade: um desafio para os professores de duas escolas públicas de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T14:59:01Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee2Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4736627024080380pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação nasceu de uma pesquisa voltada para a interdisciplinaridade, a qual foi elaborada com o objetivo de fazer uma análise das concepções dos professores de Matemática, sujeitos da pesquisa, a cerca do ensino interdisciplinar através do currículo. Neste trajeto também foram analisadas as práticas desses profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Escolas da rede pública estadual de ensino, localizadas na cidade de Manaus. Para atingir nosso objetivo optamos pelo método qualitativo de pesquisa fundamentado em Creswell (2007) e Gil (2010). Para nortear tal processo, adotamos como abordagem epistemológica a fenomenologia, pois esta nos possibilitou conhecer os aspectos ontológicos relatados pelos participantes da pesquisa. Os dados foram obtidos através das técnicas de observação (em sala de aula) e entrevistas (feitas com os professores). Participaram da pesquisa, sete professores, quatro professores da primeira escola e três da segunda, ambas pertencentes à mesma coordenadoria distrital. De posse dos resultados, verificamos que a maioria dos professores tem uma ideia geral de interdisciplinaridade e sabem da exigência das propostas curriculares sobre o ensino interdisciplinar, porém, não foi isso que encontramos na prática da maioria desses professores. Desta forma, a existência de uma ação interdisciplinar como apoio ao processo ensino-aprendizagem continua sendo, sem dúvida, um grande desafio. Palavras-chave: Matemática. Interdisciplinaridade. Currículo. Professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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