DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1884
Title: Interrogando o livro: a arte responde
Authors: Pereira, Rômulo do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Páscoa, Luciane Viana Barros
Keywords: História do livro;Artes gráficas;Livro de artista;Artes visuais;Criação
Issue Date: 25-Apr-2014
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto o livro, sua história, características formais e simbólicas, e principalmente sua utilização consciente para a construção de uma obra artística. Essa apropriação, e o estudo que se faz dela, parte do olhar gráfico, da materialidade que faz o livro ser o que é, e ir além. Busca-se perceber nas muitas páginas, dobras, histórias, personagens, nos conceitos e contatos com a arte, que o livro é mais que uma interface entre o texto e o leitor. Um lugar para revolução e invenção que afetam a ambos, tornando-o, muitas vezes um objeto quase humano, uma extensão talvez. Para acompanhá-lo recua-se a milhares de anos, até quando ele se fez de pedra depois papiro, e projeta-se o que será daqui a algumas décadas. Seguimos seu caminho ao lado da arte por séculos e personagens diferentes – do início do século 20 até chegar à década de 1960 –, período em que este senhor, no Brasil, começa a ser utilizado por artistas e a converte-se em proposição. Arte e edição são chamadas a colaborar, e seus contatos frequentes são observados até que se tenha um só: livro de artista. Produção inquietante e contemporânea de arte, e sempre de difícil definição, pois estão a ampliar caminhos, inventando-os ajudam a reinventar o livro. Não se furtou a tal tarefa, colocar alguns limites para se conseguir compreender o que nos dizem, e como. Conhecimento que foi posto a prova na realização de produções, objetos híbridos, tendo o erro impresso no livro como mote, como início de uma escrita particular. Palavras-chave: história do livro, artes gráficas, livro de artista, artes visuais, criação
Abstract: This search has as its object the book, its history, formal and symbolic features, and especially your conscious use for the construction of an artistic work. This appropriation and the study made of it part of the graphic look, materiality that makes the book being what it is, and go beyond. Search discern in many pages, folds, stories, characters, the concepts and contacts with art that the book is more than an interface between text and reader. A place for invention and revolution that affect both, making it, often an almost human object, perhaps an extension. To accompany it backs-up to thousands of years when he turned a stone after papyrus, and design you will be in a few decades. We follow his path to the side of art for centuries and different characters, the early 20th century to reach the 1960, period in which this gentleman, in Brazil, starts to be used by artists and converted into proposition. Arts and editing are called to collaborate and their frequent contacts are observed until you have one: artist book. Disturbing production and contemporary art, and always difficult to define, they are extending paths, inventing help them to reinvent the book. Did not prevent such a task, place some limits, to be able to understand what they tell us, and how. Knowledge was put to the test in carrying in productions, hybrid objects, having the error in the printed book as a theme, as the start of a particular writing. Keywords: history of book, graphic arts, artist’s books, visual arts, creating
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1884
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTERROGANDO O LIVRO A ARTE RESPONDE.pdf34,69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons