DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1802
Titel: Estado da arte: o que dizem as monografias sobre a formação de professores para educação inclusiva no curso de pedagogia ?
Sonstige Titel: State of the art: what do the monographs say about teacher education for inclusive education in the pedagogy course?
Autor(en): Souza, Rodrigo Tabosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Joab Grana
Stichwörter: Estado da Arte;State of art;Formação de professores;Teacher training;Educação Inclusiva;Inclusive education;Educação Especial;Special education
Erscheinungsdatum: 27-Mai-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SOUZA, Rodrigo Tabosa de. Estado da arte: o que dizem as monografias sobre a formação de professores para educação inclusiva no curso de pedagogia ? 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa propõe analisar, em um aspecto geral, as monografias produzidas no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, no período de 2015 a 2018, sobre a formação dos professores que atuam com estudante público-alvo da educação especial e, objetiva especificamente, mapear as monografias produzidas no curso de Pedagogia que abordem estudos relacionados aos estudantes públicos-alvo da Educação Especial; identificar os estudos que tratam da temática formação; problematizar e discutir os dados encontrados nas monografias sobre formação de professores que atuam com estudantes públicos-alvo da Educação Especial. O estudo fundamenta-se nas legislações que tratam sobre a inclusão e formação de professores para atuarem com estudantes públicos-alvo da Educação Especial (BRASIL,1996, 2001, 2008, 2009) e em pesquisadores como Glat (2007), Pletsch (2009), Pimenta (2005), Vitaliano e Manzini (2010), Michels e Lehmkuth (2015), Romanowski e Ens (2006), Ferreira (2002), Aranha (2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Estado da Arte, que teve como fonte de investigação as monografias do curso de Licenciatura em Pedagogia. O método de análise dos dados foi análise de conteúdo. Os resultados indicam o crescimento de estudos com a temática formação de professores que atuam com estudantes público-alvo da Educação Especial em escolas do ensino comum. Apesar da existência de uma legislação que prevê a formação desses profissionais, os estudos demonstram que há lacunas e barreiras quanto a preparação dos professores para atenderem as necessidades educacionais desses estudantes.
Zusammenfassung: The present research proposes to analyze, in a general aspect, the monographs produced in the Pedagogy course of the University of the State of Amazonas, from 2015 to 2018, about the formation of the teachers who work with the target public student of special education and, objectively. specifically, map the monographs produced in the Pedagogy course that address studies related to the target public students of Special Education; identify studies that address the training theme; to problematize and discuss the data found in the monographs on teacher education that work with public target students of Special Education. The study is based on the legislation that deals with the inclusion and formation of teachers to work with target public students of Special Education (BRAZIL, 1996, 2001, 2008, 2009) and researchers like Glat (2007), Pletsch (2009). , Pimenta (2005), Vitaliano and Manzini (2010), Michels and Lehmkuth (2015), Romanowski and Ens (2006), Ferreira (2002), Aranha (2015). This is a qualitative research, of the State of Art type, whose source of investigation was the monographs of the Degree in Pedagogy. The method of data analysis was content analysis. The results indicate the growth of studies with the thematic formation of teachers who work with students target audience of Special Education in schools of the common education. Despite the existence of legislation providing for the training of these professionals, studies show that there are gaps and barriers in the preparation of teachers to meet the educational needs of these students.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1802
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons