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dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Tabosa de-
dc.date.available2019-11-21T14:19:19Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Rodrigo Tabosa de. Estado da arte: o que dizem as monografias sobre a formação de professores para educação inclusiva no curso de pedagogia ? 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1802-
dc.description.abstractThe present research proposes to analyze, in a general aspect, the monographs produced in the Pedagogy course of the University of the State of Amazonas, from 2015 to 2018, about the formation of the teachers who work with the target public student of special education and, objectively. specifically, map the monographs produced in the Pedagogy course that address studies related to the target public students of Special Education; identify studies that address the training theme; to problematize and discuss the data found in the monographs on teacher education that work with public target students of Special Education. The study is based on the legislation that deals with the inclusion and formation of teachers to work with target public students of Special Education (BRAZIL, 1996, 2001, 2008, 2009) and researchers like Glat (2007), Pletsch (2009). , Pimenta (2005), Vitaliano and Manzini (2010), Michels and Lehmkuth (2015), Romanowski and Ens (2006), Ferreira (2002), Aranha (2015). This is a qualitative research, of the State of Art type, whose source of investigation was the monographs of the Degree in Pedagogy. The method of data analysis was content analysis. The results indicate the growth of studies with the thematic formation of teachers who work with students target audience of Special Education in schools of the common education. Despite the existence of legislation providing for the training of these professionals, studies show that there are gaps and barriers in the preparation of teachers to meet the educational needs of these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstado da Artept_BR
dc.subjectState of artpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleEstado da arte: o que dizem as monografias sobre a formação de professores para educação inclusiva no curso de pedagogia ?pt_BR
dc.title.alternativeState of the art: what do the monographs say about teacher education for inclusive education in the pedagogy course?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T14:19:19Z-
dc.contributor.advisor1Reis, Joab Grana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326050959750580pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Geysykaryny Pinheiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2292014330425818pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe analisar, em um aspecto geral, as monografias produzidas no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, no período de 2015 a 2018, sobre a formação dos professores que atuam com estudante público-alvo da educação especial e, objetiva especificamente, mapear as monografias produzidas no curso de Pedagogia que abordem estudos relacionados aos estudantes públicos-alvo da Educação Especial; identificar os estudos que tratam da temática formação; problematizar e discutir os dados encontrados nas monografias sobre formação de professores que atuam com estudantes públicos-alvo da Educação Especial. O estudo fundamenta-se nas legislações que tratam sobre a inclusão e formação de professores para atuarem com estudantes públicos-alvo da Educação Especial (BRASIL,1996, 2001, 2008, 2009) e em pesquisadores como Glat (2007), Pletsch (2009), Pimenta (2005), Vitaliano e Manzini (2010), Michels e Lehmkuth (2015), Romanowski e Ens (2006), Ferreira (2002), Aranha (2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Estado da Arte, que teve como fonte de investigação as monografias do curso de Licenciatura em Pedagogia. O método de análise dos dados foi análise de conteúdo. Os resultados indicam o crescimento de estudos com a temática formação de professores que atuam com estudantes público-alvo da Educação Especial em escolas do ensino comum. Apesar da existência de uma legislação que prevê a formação desses profissionais, os estudos demonstram que há lacunas e barreiras quanto a preparação dos professores para atenderem as necessidades educacionais desses estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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