DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769
Titel: Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos
Sonstige Titel: Manager performance and student learning
Autor(en): Oliveira, Maria Rita Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Cristina Carvalho de
Stichwörter: Gestão Escolar;School management;Organização da Escola;School organization;Aprendizagem;Learning
Erscheinungsdatum: 3-Dez-2018
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: OLIVEIRA, Maria Rita Santos de. Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do gestor escolar e o reflexo de suas ações na aprendizagem dos alunos, busca ainda entender as diferentes concepções de gestão escolar e refletir sobre os desafios da atuação do gestor em relação as ações pedagógicas articuladas às aprendizagens dos alunos.Para o caminho metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante e aplicação de questionários para gestora, pedagoga, professoras e mãe de aluno. Os resultados demonstraram que gestão escolar e aprendizagem estão interligadas. Além disso, a atuação é fortemente influenciada pelas políticas de governos.
Zusammenfassung: This work aims to understand the performance of the school manager and the reflection of his actions in the students' learning. It aims to understand the conceptions of school management and also intends to reflect on the challenges of the manager's actions in relation to pedagogical actions, as well as to analyze the role of the school manager as an articulator of students' learning. Field research was carried out through a qualitative research with the application of questionnaires for management, pedagogy, teachers and the student mother. The results showed that school management and learning are intertwined and are modified according to government changes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos.pdf570,93 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons