DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Rita Santos de-
dc.date.available2019-10-22T18:05:09Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Rita Santos de. Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1769-
dc.description.abstractThis work aims to understand the performance of the school manager and the reflection of his actions in the students' learning. It aims to understand the conceptions of school management and also intends to reflect on the challenges of the manager's actions in relation to pedagogical actions, as well as to analyze the role of the school manager as an articulator of students' learning. Field research was carried out through a qualitative research with the application of questionnaires for management, pedagogy, teachers and the student mother. The results showed that school management and learning are intertwined and are modified according to government changes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectOrganização da Escolapt_BR
dc.subjectSchool organizationpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAtuação do gestor e a aprendizagem dos alunospt_BR
dc.title.alternativeManager performance and student learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T18:05:09Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Maria Quitéria Afonso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507pt_BR
dc.contributor.referee2Afonso, Angela Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9449111149410129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7570965718444474pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a atuação do gestor escolar e o reflexo de suas ações na aprendizagem dos alunos, busca ainda entender as diferentes concepções de gestão escolar e refletir sobre os desafios da atuação do gestor em relação as ações pedagógicas articuladas às aprendizagens dos alunos.Para o caminho metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante e aplicação de questionários para gestora, pedagoga, professoras e mãe de aluno. Os resultados demonstraram que gestão escolar e aprendizagem estão interligadas. Além disso, a atuação é fortemente influenciada pelas políticas de governos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. INEP. Ideb. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Apresentação. Disponível em: > Acesso em: 23 nov. 2018. ______. Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Ementa Constitucional n. 20, de 15-12-1988. 21. Ed. São Paulo: Saraíva, 1999. ______. Lei nº 13.005/ 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 out. 2018. ______. Lei nº 9.394/ 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320 /65.pdf?sequence=3. Acesso em: 27 out. 2018. ______. Decreto nº. 6.094/2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm. Acesso em: 27 out. 2018. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. LIBÂNEO, José Carlos et al (org.) Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10. ed. rev. e ampl. – São Paulo, 2012. ______, José Carlos. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. ______, José Carlos. Gestão Democrática da Escola Pública. 3.ed. São Paulo, Ática, 2005. ______, José Carlos. Organização e Gestão da escola:Teoria e Prática. rev. e ampl. – São Paulo: Cortez, 2003. MOREIRA , Antonio. A busca da autonomia docente nas práticas curriculares no Brasil In:OLIVEIRA, Maria Rita N.S. et al (org). Curriculo, didática e formação de professores. 1. Ed.- Campinas, SP: Papirus, 2013. ( 1995-2000): Avanços, desafios e tensões”.Revista Brasileira de Educação, v. 18, pp.65-81. PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007. ______, Vitor Henrique. Administração Escolar, Introdução Crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006. ______, Vitor Henrique. Eleição de Diretores: A escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996. VIEIRA, Sofia Lerche e VIDAL, Eloísa Maia. Estudos & Pesquisas: contribuições para políticas educacionais – Relatório Final. Fortaleza: Fundação Victor Civita, 2013. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atuação do gestor e a aprendizagem dos alunos.pdf570,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons