Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/722
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Perez, Eveline Cardoso | - |
dc.date.available | 2017-11-14T17:48:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/722 | - |
dc.description | Este trabalho teve por objetivo diagnosticar a realidade inclusiva nas escolas do município de Tabatinga, Estado do Amazonas, buscando identificar os alunos com necessidades especiais; quais são as necessidades especiais apresentadas; qual o tipo de atendimento especial desenvolvido, quais as condições das escolas frente a proposta da inclusão. Para tanto foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, de cunho qualitativa. O campo de pesquisa foi a rede de escolas de Tabatinga-Am, constituída por sete (07) escolas municipais, duas (06) estaduais e o Centro de Educação Especial. Nestas instituições foram pesquisados o elenco como diretores e professores, sendo que cada escola respondeu a um questionário de perguntas fechadas e abertas. Os procedimentos metodológicos ocorreram em quatro etapas. Após revisão bibliográfica, realizou-se uma coleta de dados junto às escolas e, por fim, a partir do tratamento dos dados, iniciou-se a análise dos mesmos, cujos resultados subsidiaram o desenvolvimento de propostas de ação a serem articuladas. Os resultados apontaram que o movimento de inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais já existe, embora que com algumas barreiras e desafios, tais como falta de recursos humanos capacitados na área da educação especial, inclusão escolar, construção de recursos técnicos pedagógicos acessíveis, acessibilidade física. Partindo-se da análise dos resultados obtidos, recomenda-se ações para a atuação as Escolas neste contexto, objetivando desenvolver as Políticas Públicas Educacionais, especificamente as ações e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo tuvo por objetivo diagnosticar la realidad inclusiva en las escuelas del municipio de Tabatinga, Estado de Amazonas, buscando identificar a los alumnos con necesidades especiales; Las necesidades especiales presentadas; El tipo de atención especial desarrollado, las condiciones de las escuelas frente a la propuesta de inclusión. Para ello se realizó una investigación del tipo descriptivo, de cuño cualitativo. El campo de investigación fue la red de escuelas de Tabatinga-Am, constituida por siete (07) escuelas municipales, dos (06) estatales y el Centro de Educación Especial. En estas instituciones fueron investigados el elenco como directores y profesores, siendo que cada escuela respondió a un cuestionario de preguntas cerradas y abiertas. Los procedimientos metodológicos se realizaron en cuatro etapas. Después de la revisión bibliográfica, se realizó una recolección de datos junto a las escuelas y, por fin, a partir del tratamiento de los datos, se inició el análisis de los mismos, cuyos resultados subsidiaron el desarrollo de propuestas de acción a ser articuladas. Los resultados apuntaron que el movimiento de inclusión escolar de los alumnos con necesidades especiales ya existe, aunque con algunas barreras y desafíos, tales como falta de recursos humanos capacitados en el área de la educación especial, inclusión escolar, construcción de recursos técnicos pedagógicos accesibles, accesibilidad física . A partir del análisis de los resultados obtenidos, se recomiendan acciones para la actuación a las Escuelas en este contexto, con el objetivo de desarrollar las Políticas Públicas Educativas, específicamente las acciones y Profesionalización para Personas con Necesidades Educativas Especiales. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Necessidades Especiais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas Educacionais | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva e a estrutura institucional centralizada para o acesso da pessoa com deficiência nas escolas públicas no município de Tabatinga-Amazonas | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive education and the centralized institutional structure for the access of persons with disabilities in public schools in the municipality of Tabatinga-Amazonas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-14T17:48:37Z | - |
Aparece nas coleções: | CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação inclusiva e a estrutura institucional centralizada para o acesso da pessoa com deficiencia nas escolas públicas no município de Tabatinga-Amazonas.pdf | 693,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons