DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/709
Titel: Análise das contribuições do ensino de geografia para a formação cidadã os alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Dom Gino Malvestio
Sonstige Titel: Analysis of the contributions of the geography teaching to the citizenship education the students of the third year of high school in the State School Dom Gino Malvestio
Autor(en): Souza Filha, Maria de Fátima
Stichwörter: Ensino de Geografia;Formação Cidadã;Professor Reflexivo
Erscheinungsdatum: 13-Okt-2017
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: The present work presents the results of the research "Analysis of the contributions of the teaching of Geography for the citizen training of the students of the 3rd year of High School" of a public school of the state network in the municipality of Parintins, Dom Gino Malvestio. proposed to do an analytical approach of the way in which the teaching of Geography can influence in the critical formation and citizen of the students who are taking the last year of the stage that comprises the High School. This research was carried out with the objective of analyzing how the teaching of geography has contributed to the citizen education of the students of the 3rd year of high school, in order to make them able to reflect on the current social, political and economic reality experienced in the municipality of Parintins. For the execution of the same, the use of qualitative research and techniques of direct and indirect observation with the accomplishment of interviews constituted of open and closed questions to the teachers and questionnaires for the students was made. From the analysis of the collected data it was possible to understand that Geography can no longer be worked in the school context as a purely decorative discipline, but above all, as a social science and, therefore, it must be disseminated more and more intensively in order to take its students to the understanding that it exercises a very important social function with regard to social practices and the exercise of citizenship.
Beschreibung: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa “Análises das contribuições do ensino de Geografia para a formação cidadã dos alunos do 3º ano do Ensino Médio” de uma escola pública da rede estadual no município de Parintins, Dom Gino Malvestio Em sua essência, o trabalho propôs-se a fazer uma abordagem analítica da forma como o ensino de Geografia pode influenciar na formação crítica e cidadã dos discentes que estão cursando o último ano da etapa que compreende o Ensino Médio. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar de que maneira o ensino de geografia tem contribuído com a formação cidadã dos estudantes do 3º ano do ensino médio, a fim de torná-los capazes de refletir sobre a atual realidade social, política e econômica vivenciada no município de Parintins. Para a execução da mesma, fez-se o uso da pesquisa qualitativa e técnicas de observação direta e indireta com realização de entrevistas constituídas de perguntas abertas e fechadas aos professores e questionários para os estudantes. A partir da análise dos dados coletados foi possível compreender que a Geografia não pode mais ser trabalhada no âmbito escolar como disciplina meramente decorativa, mas, sobretudo, como ciência social e, dessa forma deve ser difundida cada vez mais intensamente a fim de levar seus estudantes ao entendimento de que ela exerce função social importantíssima no que diz respeito às práticas sociais e ao exercício da cidadania.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/709
Enthalten in den Sammlungen:TMP-2017



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons