DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Ramuza Pio-
dc.date.available2024-09-17-
dc.date.available2024-09-17T17:53:31Z-
dc.date.issued2019-06-20-
dc.identifier.citationCardoso, Ramuza Pio, Quebrando as bareirras:Uma análise da acessibilidade comunicacional no atendimento da pessoa surda no aeroporto internacional Eduardo Gomes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso(Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5940-
dc.description.abstractThis research seeks to analyze the form of communication accessible to deaf people as tourists using the Eduardo Gomes International Airport in the city of Manaus - Amazonas, with the intention of promoting the insertion of the deaf person's perspective and their communication accessibility needs together with the perspective of the deaf employee. airport as being the provider of this service to any person without distinction. Its objective is to analyze communication accessibility at Eduardo Gomes International Airport to assist deaf people. The methodology used was bibliographical and field research through an online questionnaire using survey monkey, with the snowball technique for the two study audiences, the deaf and the airport employee, and as a result the affirmation of the existing barrier in communication was obtained. of the deaf and the lack of adaptation to the Accessibility and Libras Law and suggested proposals to improve accessibility for the deaf, such as subtitles for oral communications both at the airport and on the aircraft and encouraging learning of Libras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade Comunicacionalpt_BR
dc.subjectCommunicational Accessibilitypt_BR
dc.subjectTurista Surdopt_BR
dc.subjectDeaf Touristpt_BR
dc.subjectAeroportopt_BR
dc.subjectAirportpt_BR
dc.subjectLibras.pt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.titleQuebrando as bareirras:Uma análise da acessibilidade comunicacional no atendimento da pessoa surda no aeroporto intercional Eduardo Gomespt_BR
dc.title.alternativeBreaking the Barriers: An analysis of communicational accessibility in assisting deaf people at Eduardo Gomes International Airportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-17T17:53:31Z-
dc.contributor.advisor1Ferst, Marklea da cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1987912722418223pt_BR
dc.contributor.referee1Ferst, Marklea da cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1987912722418223pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Selma Paula Maciel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702147294116081pt_BR
dc.contributor.referee3Coutinho, Helen rita menezes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225223721394034pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar a forma de comunicação acessível ao surdo enquanto turista usuário do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes na cidade de Manaus - Amazonas, na intenção de promover a inserção da ótica do surdo e de suas necessidades de acessibilidade comunicacional juntamente à perspectiva do funcionário do aeroporto como sendo o prestador deste serviço para qualquer pessoa sem distinção. Tem como objetivo Analisar a Acessibilidade Comunicacional no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes para atendimento da pessoa surda. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo através de questionário online pelo survey monkey, com a técnica bola de neve para os dois públicos do estudo, o surdo e o funcionário do aeroporto e como resultado foi obtido a afirmação da barreira existente na comunicação do surdo e a falta de adequação à Lei da Acessibilidade e da Libras e sugerida propostas para a melhoria da acessibilidade ao surdo, como a legenda para comunicados via oral tanto no aeroporto como na aeronave e o incentivo ao aprendizado da Libras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABNT NBr 14.273 Janeiro 1999. Disponível em: <https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_g enerico_imagens-filefield-description%5D_12.pdf> Acesso em 05 de mar 2019 ABNT NBr 15.559 Agosto de 2008 Disponível em: <https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_g enerico_imagens-filefield-description%5D_21.pdf> Acesso em 05 de mar 2019 ABNT NBr 15.290 Outubro de 2015 Disponível em: <https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_g enerico_imagens-filefield-description%5D_17.pdf> Acesso em 05 de mar 2019 ANAC nº280 de 11 de Julho de 2013 Disponível em: <https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/resolucoes/resolucoes- 2013/resolucao-no-280-de-11-07-2013/@@display-file/arquivo_norma/RA2013- 0280.pdf> Acesso em 05 de mar 2019 ANDRADE, Lívia Leal de; ALVES, Alba Mendonça. A Inclusão do Surdo na Atividade do Turismo Através do Uso de Libras. 2011. Disponível em: <https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/ARTIGO_LIVIA_turismo.pdf> Acesso em 25 de mai 2019 ANDRADE, Glícia Kelline Santos; SANTANA, Isabela Marília. RIBEIRO, Jaqueline Santos. O Preconceito Lingüístico: Discriminação Social ou Lingüística?. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_02/PDF/10.pdf> Acesso em 15 de mar 2019 APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: Um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004 ARAGON, Carmelita Aparecida; SANTOS, Isabela Bagliotti. Deficiência Auditiva/Surdez: Conceitos, Legislações e Escolarização. 2015 Disponível em: <http://claretianobt.com.br/download?caminho=/upload/cms/revista/sumarios/400.pdf& arquivo=sumario6.pdf> acesso em 15 mai de 2019 ARAÚJO, Camélia Sheila Soares Borges; FERREIRA, Ana Cristina de Assunção Xavier. Análise do Parâmetro Movimento e sua Importância para a Comunicação em Libras. 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV060_MD1_S A7_ID2936_21092016170248.pdf> Acesso em 01 de mai 2019 AUGUSTO, Silva de Oliveira;A Linguagem Oral e as Crianças: Possibilidades de Trabalho na Educação Infantil. Disponível em:<http://paralapraca.org.br/wpcontent/ uploads/linguagem_oral_e_as_criancas.pdf> acesso em 01 de abr 2019 BAALBAKI, Ângela. CALDAS, Beatriz. O Impacto do Congresso de Milão sobre a língua de sinais. Cadernos do CNLF, Vol. XV, Nº 5, t. 2. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011 disponível em: <http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_2/156.pdf> Acesso em 25 de mai 2019 BARROS, A. J. S; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2 Ed. São Paulo: Makron Books, 2000. BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 14. ed.rev.atual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019 BRASIL. Decreto nº3.298 de 20 de Dezembro de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm> Acesso em 01 de fev 2019 BRASIL. Lei nº 7.853 de 24 de Outubro de 1989. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7853.htm> BRASIL. Lei nº10.436 de 24 de Abril de 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm> Acesso em 10 de fev 2019 BRASIL. Lei nº13.146 de 06 de Julho de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Aceso em 10 de fev 2019 BRASIL. Decreto Legislativo nº186. de 09 de Julho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/CONGRESSO/DLG/DLG-186-2008.htm> Acesso em 09 de abr 2019 BRASIL. Decreto nº5.296 02 de Dezembro de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm> Acesso em 09 de Avbr 2019 BRASIL. Lei nº8.160 de 08 de Janeiro de 1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8160.htm> Acesso em 09 de abr 2019 BRASIL. Decreto nº5.626 de 22 de Dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm> Acesso em 09 de abr 2019 BRASIL. Decreto nº6.949 de 25 de Agosto de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm> Acesso em 09 de abr 2019 BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas Tecnologia Assistiva. – Brasília : CORDE, 2009. 138 p. Disponível em: <https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livrotecnologia- assistiva.pdf>. Acesso em 29 de mar 2019 BRASIL. Constituição da República Brasileira Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 01 de jan de 2019 BRASIL. Cartilha do Censo 2000. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/populacao/censo2000_ populacao.pdf> Acesso em 01 de Jan 2019 BRASIL. Cartilha do Censo 2010. Disponível em: <https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/cartilhacenso- 2010-pessoas-com-deficienciareduzido.pdf> Acesso em 01 de jan 2019 BRASIL. Tecnologia Assistiva. Disponível em: <https://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livrotecnologia- assistiva.pdf> Acesso em 19 de mai 2019 CAMPOS, M. L. I. L. Educação Inclusiva para Surdos e as Políticas Vigentes. In: LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à LIBRAS e educação de surdos. São Carlos: EDUFSCar, 2014. p. 37-61. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: decreto legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. -- 4. ed., rev. e atual. – Brasília : Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011. Direito de Ouvir. Disponível em: <https://www.direitodeouvir.com.br> Acesso em 19 de mai 2019 Ethnologue. Disponível em: <https://www.ethnologue.com/subgroups/sign-language> Acesso em 06 de mai 2019 FIGUEIREDO, Elisabete; EUSÉBIO, Celeste; KASTENHOLZ, Elisabeth. How Diverse are Tourists with Disabilities? A Pilot Study on Accessible Leisure Tourism Experiences in Portugal. International Journal of Tourism Research, v. 14, n. 6, p. 531– 550, Nov. 2012. Disponível em: <http://doi.wiley.com/10.1002/jtr.1913>. Acesso em 01 jun 2019 FACHIN, Odilia. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2005 Revista e atualizada pela norma da ABNT 14724, de 30/12/2005 FINDLAY, Eleide Abril Gordon. Guia para apresentação de projetos de pesquisa./Eleide Abril Gordon Findlay; Mauro A. Costa; Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes. – Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. FIO CRUZ. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-auditiva.htm> acesso em 04 de abr. 2019 FLEURY AVELAR, Thaís; DE SOUZA FREITAS, Karlla Patrícia. PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS SURDOS. Revista Sinalizar, v. 1, n. 1, p. 12, 1 Feb. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/36688>. GOMEZ, Francimilo; DE SOUSA, Rodrigo. A contribuição da sinalização turística para o desenvolvimento turístico da cidade de Parnaíba ( PI , Brasil ). Retur. Revista brasileira de pesquisa em turismo, v. 6, n. 2, p. 129–146, 2012. Disponível em: <http://rbtur.org.br/rbtur/article/view/488>. GONÇALVES, E. M. Iniciação à pesquisa científica. 2 ed. Campinas: Alínea.2001 HO, Chia-Huei; PENG, Hsi-Hsiang. Travel motivation for Taiwanese hearing-impaired backpackers. Asia Pacific Journal of Tourism Research, v. 22, n. 4, p. 449–464, 3 Apr. 2017. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10941665.2016.1276464>. Instituto Politécnico de Ensino à Distância - IPED. Disponível em: <https://www.iped.com.br/materias/fonoaudiologia/funciona-aparelho-auditivo.html> Acesso em 25 de mai 2019 Implante Coclear. Disponível em: <http://www.implantecoclear.org.br/?p=43> Acesso em 25 de mai 2019 Instituto Nacional de Educação para Surdos - INES. Disponível em: <http://www.ines.gov.br/conheca-o-ines> acesso em 09 de abr 2019 Jornal da USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/cultura/dicionario-da-lingua-desinais- exigiu-25-anos-de-pesquisas/> Acesso em 05 de mai 2019 KIM, Woo Gon; STONESIFER, Henry Wade; HAN, Jin Soo. Accommodating the needs of disabled hotel guests: Implications for guests and management. International Journal of Hospitality Management, v. 31, n. 4, p. 1311–1317, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.ijhm.2012.03.014>. LONGONE, Érika. Disponível em: <https://vidamaislivre.com.br/colunas/o-surdo-e-alingua- escrita/> Acesso em 29 de mai 2019 MARTINS, Alan Ricardo Saraiva. Totem Interativo. 2008. Disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=12&ved=2a hUKEwisuJu_nOXiAhXYKrkGHY4lA9QQFjALegQIBhAC&url=https%3A%2F%2F www.repositorio.uniceub.br%2Fjspui%2Fbitstream%2F123456789%2F3125%2F2%2F 20167812.pdf&usg=AOvVaw22gNSbJcUu74vgheH2Ejb9> Acesso em 29 de mai 2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : dificuldades de comunicação e sinalização : surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal... [et. al.]. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 89 p. : il. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf> Acesso em 01 de mai 2019 MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Acessível: Introdução a uma Viagem de Inclusão. Volume I. Brasília: Ministério do Turismo, 2009, 48 p. 1. Turismo 2. Acessibilidade 3. Deficiência MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Acessível: Mapeamento e Planejamento do Turismo Acessível nos Destinos Turísticos. Volume II. Brasília: Ministério do Turismo, 2009, 52 p. 1. Turismo 2. Acessibilidade 3. Deficiência MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Acessível: Bem Atender no Turismo Acessível. Volume III. Brasília: Ministério do Turismo, 2009, 60 p. 1. Turismo 2. Acessibilidade 3. Deficiência MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Acessível: Bem Atender no Turismo de Aventura Adaptada. Volume IV. Brasília: Ministério do Turismo, 2009, 88 p. 1. Turismo 2. Acessibilidade 3. Deficiência MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo injetou US$ 163 bilhões no Brasil em 2017 - Ministério do Turismo. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/últimasnotícias/ 11037-turismo-injetou-us$-163-bilhões-no-brasil-em-2017.html>. Acesso em: 26 mar. 2019. MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Acessível. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/assuntos/5054-turismo-acessivel.html> Acesso em 15 de maio 2019 Ministério do Turismo. Prêmio Nacional do Turismo. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/premionacionaldoturismo.html> Acesso em 28 de mai 2019 MOREIRA, Paula Pfeifer. Carta Aberta de uma Surda por Acessibilidade nos Aeroportos Brasileiros. Disponível em :<https://cronicasdasurdez.com/campanhatelefone- tdd-nao-e-acessibilidade-para-surdos/> Acesso em 10 de mai 2019 PATRICIO, Djalma José. A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias. 2012. Disponível em :<http://www.revistas.usp.br/organicom/article/download/139149/134501/> Acesso em 20 de mai 2019 PEDROSA, Júlio. Disponível em : <https://linguaeculturajuliopedrosa.wordpress.com/2016/04/25/lingua-materna-oulingua- mae/> Acesso em 10 de mai de 2019 PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Projeto Guilia Mãos que falam. Disponível em: <http://portal.inpa.gov.br/index.php/component/content/article?id=3311> Acesso em 12 abr 2019 QUADROS, Ronice Müller de; PATERNO, Uéslei . Políticas Lingüísticas: O Impacto do Decreto 5.626 para os Surdos Brasileiros. In. Espaço: informativo técnico-científico do INES. nº 25 (jan/jun 2006) v. Semestral ISSN 0103/7668 1. Rio de Janeiro: INES, 2006. RABONTU, Cecilia Irina. The Accessibility of Persons With Disabilities in Romanian Tourism. Revista de Turism - Studii si Cercetari in Turism, v. 25, p. 1–6, 2018. Disponível em: <http://www.revistadeturism.ro/rdt/article/view/401> acesso em 15 de mai. 2019 Relatório mundial sobre a deficiência / World Health Organization, The World Bank; tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. - São Paulo :SEDPcD, 2012. 334 p. REIS, André; GUIMARÃES, Mara Cecília da Cunha. A Deficiência da Comunicação do Trade Turístico no Uso da Libras. Rio de Janeira: Arara Azul, 2013. Disponível em <http://editora-araraazul. com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/9)%20Reis%20%26%20Guimarães%2 0REVISTA%2011.pdf Acesso em 7 de mar 2019 RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. Guia para eficiência nos Estudos. 13. ed. São Paulo: Atlas, 1985. SANTANA, Eline Peixoto de. O direito à Comunicação: As Libras e os Desafios da Educação dos Surdos. Bahia: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,2013. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo8- direitosepoliticaspublicas/odireitoacomunicacaoaslibraseosdesafiosdaeducacaodossurdos. pdf> Acesso em 20 de abr de 2019 SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10- 16. Disponível em: <https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/SASSAKI_- _Acessibilidade.pdf?1473203319> Acesso em 25 de abr 2019 SASSAKI, Romeu. Kazumi. Inclusão no lazer e turismo em busca da qualidade de vida. São Paulo: Áurea, 2003. SHIMOSAKAI, Ricardo. Designer propõe placas turísticas para a comunidade surda | Turismo Adaptado. Disponível em: <https://turismoadaptado.com.br/designer-propoeplacas- turisticas-para-a-comunidade-surda/>. Acesso em: 1 may 2019. SILVA, Lúcia Palu da. Manual de Orientação de Práticas Interventivas no Contexto Educacional para Professhttp://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1121-2.pdfores do Ensino Fundamental. Mandirituba, 2008. Disponível em : <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1121-2.pdf> Acesso em 26 de mai 2019 Sign Writing. Disponível em: <http://www.signwriting.org> Acesso em 29 de mai 2019 SOARES, Maria Helena Alemany; PEREIRA, Jnaí de Abreu; PATERNO, Uesléi; VINAS, Abenamar Cristian Elcaras. A Inclusão do Surdo nos Espaços Culturais Turísticos de Florianópolis. 2013. Disponível em: <http://editora-araraazul. com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/8)%20Paterno%20%26%20Cia%20REV ISTA%2011.pdf> Acesso em 16 de abr 2019 SPINASSÉ, Karen Pupp. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no Sul do Brasil. 2006. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/contingentia/article/download/3837/2144> Acesso em 04 de mai 2019 STROBEL, Karin. História da Educação dos Surdos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009 TARTUCE, T. J. A. Métodos de pesquisa. Fortaleza: UNICE – Ensino Superior, 2006. Apostila. UEZ, Maira. Qualificação Profissional e o Mercado de Trabalho: Um Estudo Exploratório no Setor Hoteleiro de Foz do Iguaçu. 2013. Disponível em: <http://festivaldascataratas.com/wp-content/uploads/2014/01/3.-QUALIFICAÇÃOPROFISSIONAL- E-O-MERCADO-DE-TRABALHO-UM-ESTUDOEXPLORATÓRIO- NO-SETOR-HOTELEIRO-DE-FOZ-DO-IGUAÇU.pdf> Acesso em 28 mai 2019 Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Disponível em <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/incluir/libras/curso_de_libras_- _graciele.pdf> Acesso em 24 de mar 2019 VYGOSTSKY, L S. Pensamento e linguagem. Tradução de J.L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1989.pt_BR
dc.subject.cnpqCiencias Sociais aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUEBRANDO AS BARREIRAS. UMA ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NO ATENDIMENTO DA PESSOA SUR.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.