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Title: Educação em turismo em escolas ribeirinhas: estudo de caso na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tumbira, Baixo Rio Negro, AM
Other Titles: Tourism education in riverside schools: case study in the Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tumbira community, Baixo Rio Negro, AM
Authors: Matos, Camila Couto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Jesus, Edilza Laray de
Keywords: Educação;Education;Turismo;Tourism;Cidadania;Citizenship;Educação em Turismo;Tourism Education
Issue Date: 25-Jun-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: MATOS, Camila Couto de. Educação em turismo em escolas ribeirinhas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo é estudar como a Educação em Turismo na Escola Estadual Thomas Eugene LoveJoy, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tumbira, é trabalhada e qual a sua contribuição para a educação e cidadania dos discentes. A comunidade está localizada no Iranduba, um município do interior do Amazonas, nos limites de Unidades de Conservação inseridas no Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro. Recorreu-se a obra Educando os Educadores em Turismo: Manual de Educação em Turismo e Hospitalidade proposto por Chris Cooper e a Organização Mundial do Turismo, em uma pesquisa de caráter qualitativo, integrando a entrevista, a observação. O contexto sócio-econômico de Tumbira em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e os trabalhos de instituições do terceiro setor ao longo dos anos, influenciaram a comunidade a trabalhar o turismo de base comunitária como fonte alternativa de renda e por conta disso foram trabalhados diversos projetos e iniciativas no contexto da educação formal e não formal, com o intuito de preparar jovens comunitários para a nova realidade de unidade de conservação, tão quanto como mão de obra para a atividade turística. O estudo indica que os projetos e iniciativas contribuem fortemente para a formação dos jovens, mas que muito ainda pode ser feito para melhorar a proposta da educação em turismo.
Abstract: The objective of this study is to study how Tourism Education at the Thomas Eugene LoveJoy State School, in the Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tumbira community, is worked on and what its contribution is to the education and citizenship of students. The community is located in Iranduba, a municipality in the interior of Amazonas, within the limits of Conservation Units included in the Lower Rio Negro Mosaic of Protected Areas. We used the work Educating Educators in Tourism: Manual for Education in Tourism and Hospitality proposed by Chris Cooper and the World Tourism Organization, in a qualitative research, integrating the interview and observation. The socio-economic context of Tumbira in a Sustainable Development Reserve in the Amazon and the work of third sector institutions over the years, influenced the community to work on community-based tourism as an alternative source of income and because of this, several projects and initiatives in the context of formal and non-formal education, with the aim of preparing young community people for the new reality of conservation units, as well as as labor for tourism activities. The study indicates that projects and initiatives contribute greatly to the training of young people, but that much can still be done to improve the tourism education proposal.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5935
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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