DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5927
Título: Uso da Metodologia de Reeves na avaliação do software educacional Quebra-cabeça com funções matemáticas
Título(s) alternativo(s): Use of the Reeves Methodology in the evaluation of educational software Puzzle with mathematical functions
Autor(es): Batista, Elciane da Costa
Orientador(es): Ribeiro, Robert Luis Lara
metadata.dc.contributor.advisor2: Rodrigues, Sabrina de Souza
Palavras-chave: Tecnologias;Technologies;Método de Reeve;Reeves Method;Software;Software
Data do documento: 15-Jul-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O uso das tecnologias digitais foi intensificado na pandemia pelo fato de que a maioria dos professores que não utilizavam nas aulas passaram a usá-las, com isso as tecnologias digitais já popularizadas pelos alunos, se tornaram uma possibilidade para os docentes e em especial o uso de jogos eletrônicos. Considerando a motivação dos jovens pelos jogos essa pesquisa teve como objetivo avaliar o software Quebra-cabeça com Funções Matemáticas para ajudar e motivar na aprendizagem de funções. Com esta pesquisa detalhada da eficácia deste software, utilizando o Método de Reeves (adaptado), para obter uma melhor compreensão do jogo a partir de dois aspectos, os critérios de interface e os critérios pedagógico. O embasamento teórico é fundamentado no método de Reeves e é por ele também que será realizada a análise dos dados, Medeiros (2014) que aborda sobre os jogos digitais, Ribeiro (2023) onde enfatiza que os softwares ajudam a compreender o comportamento de funções. Metodologicamente, o estudo é qualiquantitativo e abrangeu 20 professores da educação básica em atividade, das Escolas Estaduais da zona urbana do Município de Tefé. Como procedimentos técnicos para a produção dos dados foram utilizados a entrevista estruturada e um questionário fechado, e para sua análise o Método de Reeves. Como resultados obtidos foi possível concluir que o software é estruturado e apto para ser usado em sala de aula para o processo de ensino e aprendizagem, em relação ao comportamento de funções matemáticas do primeiro grau, levando em consideração os aspectos do método de Reeves.
Abstract: The use of digital technologies was intensified during the pandemic, as most teachers who did not previously use them in their classes began to do so. Consequently, digital technologies, already popular among students, became a viable option for teachers, particularly the use of electronic games. Considering the motivation of young people for games, this research aimed to evaluate the software "Quebra-cabeça com Funções Matemáticas" (Puzzle with Mathematical Functions) to assist and motivate in the learning of functions. This detailed study assessed the software's effectiveness using an adapted version of the Reeves Method to gain a better understanding of the game from two aspects: interface criteria and pedagogical criteria. The theoretical foundation is based on the Reeves Method, which also guided the data analysis, along with the works of Medeiros (2014), who discusses digital games, and Ribeiro (2023), who emphasizes that software aids in understanding the behavior of functions. Methodologically, the study is qualitative-quantitative and involved 20 active basic education teachers from the state schools in the urban area of the Municipality of Tefé. The data collection procedures included structured interviews and a closed questionnaire, analyzed using the Reeves Method. The results indicate that the software is well-structured and suitable for use in the classroom for teaching and learning first-degree mathematical functions, considering the aspects evaluated by the Reeves Method
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5927
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso da Metodologia de Reeves na avaliação do software educacional Quebra-cabeça com funções matemáticas.pdf935,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.