DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5926
Título: Ensino de frações com jogos: abordagem lúdica para superar dificuldades
Título(s) alternativo(s): Teaching fractions with games: a playful approach to overcoming difficulties3
Autor(es): Pereira, Vitor Gabriel da Silva
Orientador(es): Coutinho, Fernando Soares
Palavras-chave: Educação Matemática;Mathematics Education;Ensino de fração;Fraction teaching;Jogos didáticos;Didactic Game
Data do documento: 15-Jul-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo investigou as principais dificuldades nas operações de adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes, entre os estudantes de uma escola pública em Tefé, Amazonas. O objetivo geral foi propor um jogo como estratégia de ensino, visando na contribuição para a melhoria da compreensão matemática e o desempenho dos alunos nesses conceitos específicos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, buscando compreender as dificuldades encontradas pelos discentes, por meio de observações em sala de aula, análise de trabalhos escolares e testes. Incluiu ainda a observação participante nas aulas, além do uso de diário de campo, questionário aberto e gravações de áudio como instrumentos de coleta de dados. Para a análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo, visto que a mesma visa em identificar padrões em dados qualitativos, o que ajudou a entender melhor as dificuldades dos alunos com frações e a desenvolver estratégias educacionais, como jogos educativos. Espera-se que este estudo forneça novas percepções para a compreensão e conhecimento das principais dificuldades encontradas pelos estudantes referente a soma e subtração de fração, e assim, possa motivar educadores em novas práticas pedagógicas para contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem matemática
Abstract: This study investigated the main difficulties in adding and subtracting fractions with equal and different denominators, among students at a public school in Tefé, Amazonas. The general objective was to propose a game as a teaching strategy, aiming to contribute to improving mathematical understanding and student performance in these specific concepts. The research adopts a qualitative approach, seeking to understand the difficulties encountered by students, through classroom observations, analysis of school work and tests. It also included participant observation in classes, in addition to the use of a field diary, open questionnaire and audio recordings as data collection instruments. Content analysis was used to analyze the data, as it aims to identify patterns in qualitative data, which helped to better understand students' difficulties with fractions and to develop educational strategies, such as educational games. It is expected that this study will provide new insights into the understanding and knowledge of the main difficulties encountered by students regarding addition and subtraction of fractions, and thus, can motivate educators in new pedagogical practices to contribute to improving the mathematical learning process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5926
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de frações com jogos abordagem lúdica para superar dificuldades.pdf399,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.