DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5925
Título: Análise de erros na adição e subtração de frações: um estudo das dificuldades em um turma do 7º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Analysis of errors in adding and subtracting fractions: a study of difficulties in a 7th year elementary school class
Autor(es): Souza, Daniel Lázaro Nery de
Orientador(es): Coutinho, Fernando Soares
Palavras-chave: análise de erros;error analysis;adição e subtração de frações;addition and subtraction of fractions;aprendizagem;learning;matemática;mathematics
Data do documento: 15-Jul-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa analisou os erros cometidos por estudantes durante a realização de atividades envolvendo as operações de adição e subtração de frações. Para tanto, objetivou compreender as principais dificuldades dos alunos a partir dos possíveis erros por eles cometidos. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo e como procedimentos para coleta dos dados utilizamos um teste diagnóstico, caderno de campo e registro fotográfico, além disso, realizamos uma observação assistemática durante a pesquisa. Para a análise dos dados, utilizamos a Teoria de Análise de erros na perspectiva de Cury (2019) e complementar a ela, a análise de conteúdo de Bardin (1977). A pesquisa foi realizada em uma turma do 7° ano do ensino fundamental e foi dividida em três momentos. Inicialmente fizemos um teste diagnóstico, em seguida ministramos uma aula e por fim os alunos resolveram exercícios no quadro, cabe salientar que durante esses momentos, foi usado o material didático chamado Mural das Frações. Quanto aos resultados, revelamos dificuldades na aprendizagem de adição e subtração de frações a partir dos dados produzidos pelos participantes durante os momentos estabelecidos. Dessa forma, esperamos criar subsídios que vão ajudar o educador a entender como superar as dificuldades dos estudantes. Ademais, buscamos suscitar inquietações em relação ao tema, que possibilitem futuros pesquisadores a desenvolverem trabalhos que possam contornar as problemáticas apontadas no desenvolvimento desta pesquisa.
Abstract: This research analyzed the errors made by students while carrying out activities involving the operations of adding and subtracting fractions. To this end, the objective was to understand the students' main difficulties based on possible mistakes they made. The methodology used was of a qualitative nature and as data collection procedures we used a diagnostic test, field notebook and photographic records, in addition, we carried out an unsystematic observation during the research. To analyze the data, we used the Error Analysis Theory from the perspective of Cury (2019) and to complement it, the content analysis of Bardin (1977). The research was carried out in a 7th year elementary school class and was divided into three moments. Initially we did a diagnostic test, then we taught a class and finally the students solved exercises on the board. It is worth noting that during these moments, the teaching material called Mural das Frações was used. As for the results, we revealed difficulties in learning to add and subtract fractions based on the data produced by the participants during the established moments. In this way, we hope to create subsidies that will help educators understand how to overcome students' difficulties. Furthermore, we seek to raise concerns regarding the topic, which will enable future researchers to develop work that can overcome the problems highlighted in the development of this research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5925
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.