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dc.contributor.authorPinho, Kevely Silva de-
dc.date.available2024-09-12-
dc.date.available2024-09-12T17:50:50Z-
dc.date.issued2024-02-05-
dc.identifier.citationPINHO, Kevely Silva de. O ensino de geografia para alunos com transtorno do espectro autista (TEA). 2024. 62 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5919-
dc.description.abstractThis research looks at the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Spectrum Disorder (ASD) within the scope of Geography teaching. The research therefore general objective is to understand the difficulties and challenges in the teaching-learning process of students with autism spectrum disorder (ASD) in mainstream education. The specific objectives are: to describe research that has presented successful Geography with students with ASD from 2014 to 2022; to analyze how Geography teachers perceive the process of including students with ASD; and, to report on the teaching-learning process of students with ASD in Geography classes. The research is qualitative and descriptive in nature. through bibliographic surveys, application of forms and field research observation in a public school in the city of Manaus. The results show that there is not much academic work in the area of geography teaching and teaching geography and autism, and the resources most used to develop the geographic geographic reasoning of students with ASD are resources with images, games and maps. The teachers describe the main difficulties in the process of including students with ASD as students with ASD are the lack of teaching resources made available by the school, overcrowded classrooms overcrowded classrooms, lack of technological resources, lack of continuing related to students with ASD and the lack of a mediating teacher for students who need this support. As for monitoring students with ASD, given the fact that the research subject was a student with mild autism, there were no significant difficulties in the teaching and learning process only needed occasional help and explanations. Keywords: Autism; Learning; Geography.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.titleO ensino de geografia para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeTeaching geography to students with autism spectrum disorder (ASD)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-12T17:50:50Z-
dc.contributor.advisor1Mafra, Marcela Vieira Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6513921362135289pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Mariam Araujo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179689636484146pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do ensino de Geografia. Portanto, a pesquisa tem como objetivo geral compreender as dificuldades e os desafios no processo de ensino aprendizagem dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular. Os objetivos específicos são: descrever pesquisas que apresentaram experiências exitosas no âmbito da Geografia com alunos com TEA no período de 2014 a 2022; analisar como os professores de Geografia percebem o processo de inclusão dos alunos com TEA; e, relatar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA nas aulas de Geografia. A pesquisa é qualitativa de caráter descritiva, foi desenvolvida através de levantamentos bibliográficos, aplicações de formulários e pesquisa de campo com observação participante em uma escola pública da cidade de Manaus. Os resultados apontam que não há tantos trabalhos acadêmicos na área do ensino de geografia e autismo, e os recursos mais utilizados para desenvolver o raciocínio geográfico do aluno com TEA são os recursos com imagens, jogos e mapas. Os professores descrevem como as principais dificuldades no processo de inclusão dos alunos com TEA a falta de recursos didáticos disponibilizados pela escola, salas de aulas superlotadas, carência de recursos tecnológicos, ausência de formação continuada relacionada aos alunos com TEA e falta de professor mediador para alunos que precisam desse suporte. Quanto ao acompanhamento do aluno com TEA, dado o fato de o sujeito da pesquisa ser um aluno com autismo leve, não houve dificuldades significativas no processo de ensino e de aprendizagem, precisando apenas de auxílio e explicações pontuais. Palavras-Chave: Autismo; Aprendizagem; Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de geografiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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