DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Keitiane Nogueira-
dc.date.available2024-09-10-
dc.date.available2024-09-10T17:10:03Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5909-
dc.description.abstractAstronomy has been a source of significant advances in various areas of knowledge over the centuries. This study carried out a systematic review of 20 articles published between 2011 and 2023, focusing on the use of Stellarium software in natural science education in elementary school. The results point to Astronomy as a crucial topic in science teaching for elementary school students, due to its role in expanding understanding of the universe, stimulating curiosity, promoting self-knowledge and helping students understand their role in society. Stellarium, a virtual planetarium, stands out as a powerful and versatile educational tool for teaching Astronomy, thanks to its intuitive interface, interactive features and precision in simulating the starry sky, providing an immersive and engaging experience for students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware Stellariumpt_BR
dc.subjectSoftware Stellariumpt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectCiências Naturaispt_BR
dc.subjectNatural Sciencespt_BR
dc.titleExplorando o Universo Virtual: o uso do Software Stellarium como ferramenta facilitadora no ensino de ciências naturais.pt_BR
dc.title.alternativeExploring the Virtual Universe: the use of Stellarium Software as a facilitating tool in teaching natural sciences.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T17:10:03Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Willian Miguel Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669386749601719pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Willian Miguel Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669386749601719pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Gabriel de Lima e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111422586050900pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Sabrina de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9925363396216039pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449554561110546pt_BR
dc.description.resumoA Astronomia tem sido uma fonte de avanços significativos em várias áreas do conhecimento ao longo dos séculos. Este estudo realizou uma revisão sistemática de 20 artigos publicados entre 2011 e 2023, focando no uso do software Stellarium na educação em ciências naturais no ensino fundamental. Os resultados apontam a Astronomia como um tema crucial no ensino de ciências para alunos do ensino fundamental, devido ao seu papel em expandir a compreensão do universo, estimular a curiosidade, promover o autoconhecimento e ajudar os alunos a entenderem seu papel na sociedade. O Stellarium, um planetário virtual, se destaca como uma ferramenta educacional poderosa e versátil para o ensino de Astronomia, graças à sua interface intuitiva, recursos interativos e precisão na simulação do céu estrelado, proporcionando uma experiência imersiva e envolvente para os estudantespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.