DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5802
Título: Resgate histórico da casa de acolhida e a sua importância na formação de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição no período e 2013-2014.
Título(s) alternativo(s): Historical rescue of the shelter house and Its importance in the training of children and adolescents who attended the Institution in the Period 2013-2014.
Autor(es): Silva, Carlos Thiago Ribeiro da
Orientador(es): Figueiredo, Ângela
Palavras-chave: Histórico de atendimento;Políticas públicas;Casa de acolhida;Formação cidadã
Data do documento: 28-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Carlos Thiago Ribeiro da. Resgate histórico da casa de acolhida e a sua importância na formação de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição no período e 2013-2014. 2023. 50f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: O trabalho apresentado é resultado de um estudo bibliográfico e documental, cuja temática: “Resgate histórico” da casa de acolhida e a sua importância na formação de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição no período de 2013-2014”, focaliza suas bases a partir de reflexões sobre políticas públicas para a infância e das desigualdades sociais que afligem muitas famílias, entretanto. O trabalho aborda quais as contribuições da Casa de Acolhida, enquanto instituição de cunho filantrópico, e a importância desta na vida dos egressos do projeto, seja na formação pessoal ou profissional dos mesmos. Este trabalho objetiva resgatar a história e conhecer a importância que o projeto teve na vida dos egressos. Além de descrever como surgiu a Casa de Acolhida na cidade de Parintins, quais os objetivos que levaram a sua fundação, também traçamos o perfil dos egressos dos anos 2013 e 2014. Nesse intento, procuramos analisar de que forma a Casa de Acolhida contribuiu em suas formações. Para isso realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, numa abordagem fenomenológica, a fim de conhecer a trajetória pessoal dos sujeitos. Inicialmente fizemos a revisão de literatura sobre as instituições de atendimento no Brasil, aplicamos de questionários estruturados aos egressos e entrevista aos coordenadores e fundadores da instituição. A análise dos dados foi realizada através da organização das informações, discussões dos resultados, à luz da fundamentação teórica. O estudo realizado mostrou que, mesmo quando havia ausência de políticas públicas, a Casa de Acolhida já assumia/assume um papel importante na vida da comunidade de dois bairros da cidade e, especialmente na formação dos alunos. Afiançamos que, para além de uma instituição que desenvolve atividades artísticas, a Casa tem potencial transformador da realidade das crianças, adolescentes, de suas famílias e de toda uma comunidade, pois direciona seus esforços para contribuir com a formação cidadã, importando assim o desenvolvimento integral do ser-humano.
Abstract: The work presented is the result of a bibliographical and documentary study, whose theme: "Historical rescue" of the shelter and its importance in the training of children and adolescents who attended the institution in the period 2013-2014", focuses its bases from reflections on public policies for childhood and social inequalities that afflict many families, however.The work addresses the contributions of the Welcome House, as an institution of philanthropic nature, and the importance of this in the life of the graduates of the project, whether in personal or professional training of the same. This work aims to rescue history and know the importance that the project had in the lives of graduates. In addition to describing how the Reception House emerged in the city of Parintins, what were the objectives that led to its foundation, we also outlined the profile of the graduates of the years 2013 and 2014. In this attempt, we seek to analyze how the Reception House contributed to their training. For this we conducted a qualitative research, in a phenomenological approach, in order to know the personal trajectory of the subjects. Initially we reviewed the literature on care institutions in Brazil, applied structured questionnaires to graduates and interviewed the coordinators and founders of the institution. The analysis of the data was carried out through the organization of the information, discussions of the results, in the light of the theoretical foundation. The study showed that, even when there were no public policies, the Shelter House already assumed/ assumes an important role in the life of the community of two neighborhoods of the city and especially in the training of students. We assure that, in addition to an institution that develops artistic activities, the House has potential to transform the reality of children, adolescents, their families and a whole community, since it directs their efforts to contribute to citizen formation, thus importing the integral development of the human being.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5802
Aparece nas coleções:TMP-2023



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.