DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carlos Thiago Ribeiro da-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-17T16:20:29Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Thiago Ribeiro da. Resgate histórico da casa de acolhida e a sua importância na formação de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição no período e 2013-2014. 2023. 50f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5802-
dc.description.abstractThe work presented is the result of a bibliographical and documentary study, whose theme: "Historical rescue" of the shelter and its importance in the training of children and adolescents who attended the institution in the period 2013-2014", focuses its bases from reflections on public policies for childhood and social inequalities that afflict many families, however.The work addresses the contributions of the Welcome House, as an institution of philanthropic nature, and the importance of this in the life of the graduates of the project, whether in personal or professional training of the same. This work aims to rescue history and know the importance that the project had in the lives of graduates. In addition to describing how the Reception House emerged in the city of Parintins, what were the objectives that led to its foundation, we also outlined the profile of the graduates of the years 2013 and 2014. In this attempt, we seek to analyze how the Reception House contributed to their training. For this we conducted a qualitative research, in a phenomenological approach, in order to know the personal trajectory of the subjects. Initially we reviewed the literature on care institutions in Brazil, applied structured questionnaires to graduates and interviewed the coordinators and founders of the institution. The analysis of the data was carried out through the organization of the information, discussions of the results, in the light of the theoretical foundation. The study showed that, even when there were no public policies, the Shelter House already assumed/ assumes an important role in the life of the community of two neighborhoods of the city and especially in the training of students. We assure that, in addition to an institution that develops artistic activities, the House has potential to transform the reality of children, adolescents, their families and a whole community, since it directs their efforts to contribute to citizen formation, thus importing the integral development of the human being.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórico de atendimentopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCasa de acolhidapt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.titleResgate histórico da casa de acolhida e a sua importância na formação de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição no período e 2013-2014.pt_BR
dc.title.alternativeHistorical rescue of the shelter house and Its importance in the training of children and adolescents who attended the Institution in the Period 2013-2014.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T16:20:29Z-
dc.creator.ID044.068.142-13pt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ângela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015783152572693pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Ângela Maria Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015783152572693pt_BR
dc.contributor.referee2Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee3Dutra, Gracy Kelly Monteiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907077069618215pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresentado é resultado de um estudo bibliográfico e documental, cuja temática: “Resgate histórico” da casa de acolhida e a sua importância na formação de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição no período de 2013-2014”, focaliza suas bases a partir de reflexões sobre políticas públicas para a infância e das desigualdades sociais que afligem muitas famílias, entretanto. O trabalho aborda quais as contribuições da Casa de Acolhida, enquanto instituição de cunho filantrópico, e a importância desta na vida dos egressos do projeto, seja na formação pessoal ou profissional dos mesmos. Este trabalho objetiva resgatar a história e conhecer a importância que o projeto teve na vida dos egressos. Além de descrever como surgiu a Casa de Acolhida na cidade de Parintins, quais os objetivos que levaram a sua fundação, também traçamos o perfil dos egressos dos anos 2013 e 2014. Nesse intento, procuramos analisar de que forma a Casa de Acolhida contribuiu em suas formações. Para isso realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, numa abordagem fenomenológica, a fim de conhecer a trajetória pessoal dos sujeitos. Inicialmente fizemos a revisão de literatura sobre as instituições de atendimento no Brasil, aplicamos de questionários estruturados aos egressos e entrevista aos coordenadores e fundadores da instituição. A análise dos dados foi realizada através da organização das informações, discussões dos resultados, à luz da fundamentação teórica. O estudo realizado mostrou que, mesmo quando havia ausência de políticas públicas, a Casa de Acolhida já assumia/assume um papel importante na vida da comunidade de dois bairros da cidade e, especialmente na formação dos alunos. Afiançamos que, para além de uma instituição que desenvolve atividades artísticas, a Casa tem potencial transformador da realidade das crianças, adolescentes, de suas famílias e de toda uma comunidade, pois direciona seus esforços para contribuir com a formação cidadã, importando assim o desenvolvimento integral do ser-humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARIÈS, Philippe — História Social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2a ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1981 ALVES, Natalia Cristina. Resenha crítica. Revista formação, n°.20, v1, p.3-6, 2013. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, 2006 BONI E QUARESMA, Valdete; Silvia Jurema, Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80. BORTONI-Ricardo,Stella-Maris, 1945- O Professor pesquisador; introdução à pesquisa qualitativa / Stella Maris Bortoni Ricardo - São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 136 p. 23 cm (Estratégias de ensino;8) BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo Sociedade e Cultura, vol. 10, núm. 1, janeiro-junho, 2007, pp. 11-27 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, 2009. BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266>. Acesso em: 16 dez. 2018. CAMPOS, Arminda Eugênia Marques; ABEGÃO, Luís Henrique; DELMARO, Maurício César. O Planejamento de Projetos Sociais: dicas técnicas e metodologia. IN: Caderno da Oficina Social. Centro de Tecnologia, Trabalho e Cidadania. Rio de Janeiro, n. 9. 2002. CUNHA, Ione da Silva. A evolução das políticas de atendimento à infância no Brasil: Entre concessões e o reconhecimento de direitos. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v.1, n.2, ago./dez. 2016 DIAS, Matheus. Etnografia. Opus consultoria e pesquisa, 2018 Disponível em: https://www.opuspesquisa.com/blog/tecnicas/etnografia/. Acesso em 22 de julho de 2021. FILHO E GUZZO, Antônio Elzébio, Raquel Souza Lobo, Desigualdade Social e pobreza: contexto de vida e de sobrevivência, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, Brasil. Revista Psicologia & Sociedade; 21(1): 35-44, 2009. FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. 5. ed., rev. e ampl São Paulo: Cortez, 2003. 334 p. FROTA, Antonio Jackson Alcantara, Filantropia: uma análise descritiva do uso das ações filantrópicas empresariais. ENGEMA, Fortaleza, 14 p. 2015. Ghilardi, W. J., Zamberlan, C. O., & Ceretta, P. S. O custo da filantropia devido ao agravamento da situação socioeconômica brasileira. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1938 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de administração de empresas, São Paulo, V 35, N°.3, p.20-29,1995. JÁCOME, Paloma da Silva. Crianças e infância: Uma construção histórica, UFRN, Centro de Educação. RN, 2018. MARCÍLIO, Maria Luiza. Amas-de-leite mercenárias e crianças expostas no Brasil oitocentista. In: Olhares sobre a criança no Brasil - Séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: EDUSU, 1997. OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração / Maxwell Ferreira de Oliveira. -- Catalão: UFG, 2011. 72 p.: il LEMOS, Verena Cansanção da Silva. O Festival Folclórico de Parintins. 2005. Tese (Monografia acadêmica) - curso de turismo - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. LINS, Floriano, Casa de Acolhida, 10 anos construindo cidadania, Gráfica João XXIII, Parintins, V. 1, p. 1 - 26, 2005. PIETRO, Benito Di. Entrevista com o Missionário Pe. Benito Di Pietro. YouTube, 21 de junho de 2016. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pontif%C3%ADcio_Instituto_para_as_Miss%C3%B5es_Estr angeiras#:~:text=Pontif%C3%ADcio%20Instituto%20para%20as%20Miss%C3%B5es%20Es trangeiras%20. Acesso em: 22 de julho de 2021. REGO, Teresa Cristina; Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação / Teresa Cristina Rego. 23. Ed. – Petrópoles, RJ: Vozes, 2012. – (Educação e conhecimento). RIZZINI, Irene. Criança não é risco, é oportunidade: fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias para crianças e adolescentes / Irene Rizzini, Gary Barker, Neide Cassaniga. Rio de Janeiro: USU Ed. Universitária : Instituto Promundo, 2000. RIZZINI, Irene. Políticas sociais em transformação: crianças e adolescentes na era dos direitos / Irene Rizzini, Gary Barker, Neide Cassaniga. (1999) RIZZINI, Irene. O século perdido : raízes históricas das políticas públicas para infância no Brasil / Irene Rizzini. – 3. Ed. – São Paulo : Cortez, 2011. RIZZINI, Irma. Assistência à infância no Brasil: uma análise de sua construção. Rio de Janeiro: EDUSU,1993. Rizzini, Irene. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente / Irene Rizzini, Irma Rizzini. – Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo : Loyola, 2004. RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco. A arte de Governar Crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2009. SANGLARD, Gisele. Filantropia e assistencialismo no Brasil. vol. 10(3):1095-98, Rio de Janeiro 2003 SANTOS, Elenice C. Roginski M. Responsabilidade social ou filantropia? Sanare. Revista Técnica da Sanepar, Curitiba, v.20, n.20, p. 18-27, jul./dez. 2003 SILVA, Elton Praxedes Carvalho da. Captação de Recursos para a Gestão do Terceiro Setor, um Grande Desafio, IX SEGeT, p. 1-11, Campinas, 2012 SILVA, Enid Rocha Andrade da. O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil / Enid Rocha Andrade da Silva (Coord.). Brasília : IPEA/CONANDA, 2004. 416 p.: il. VAN TIL, Jon e OUTROS. Critical Issues in American Philanthropy. San Francisco: Jossey Bass, 1990.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2023



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.