DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Fábio Batista-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-10T17:02:44Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationCAMPOS, Fábio Batista. O teatro comunitário e a Fundação Tarumã de Artes Integradas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5783-
dc.description.abstractThis monograph reports on the process of implementing a cultural community space, the result of provocations arising from teacher training in the UEA Theater Course. The research problem originates from the lack of cultural space that promotes access to art and cultural training in the Tarumã neighborhood, on the outskirts of the city of Manaus. I look back at the process of building the space and the first artistic activities carried out at Fundação Tarumã de Artes Integradas in partnership with the Art and Community Project of the Theater Course, based on a qualitative approach, which outlines the challenges, problems and potential, and the personal and social achievements resulting from the development of an action plan and the creation of a foundation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro comunitáriopt_BR
dc.subjectAtividades artísticaspt_BR
dc.subjectEspaço culturalpt_BR
dc.subjectCommunity theaterpt_BR
dc.subjectArtistic activitiespt_BR
dc.subjectCultural spacept_BR
dc.titleO teatro comunitário e a Fundação Tarumã de Artes Integradaspt_BR
dc.title.alternativeCommunity theater and the Tarumã Integrated Arts Foundationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T17:02:44Z-
dc.contributor.advisor1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.description.resumoNesta monografia relato o processo de implantação de um espaço comunitário cultural, resultado das provocações decorrentes da formação docente no Curso de Teatro da UEA. O problema da pesquisa se origina pela falta de espaço cultural que promovam o acesso à arte e formação cultural no bairro do Tarumã, periferia da cidade de Manaus. Faço uma retrospectiva do processo de construção do espaço e as primeiras atividades artísticas realizadas na Fundação Tarumã de Artes Integradas em parceria com o Projeto Arte e Comunidade do Curso de Teatro, a partir da abordagem qualitativa, que enuncia os desafios, as problemáticas, as potencialidades, e as conquistas pessoais e sociais a partir da elaboração de um plano de ação e da criação de uma fundação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAYRES, Amanda A. A Formação de Multiplicadores Teatrais em Comunidades de Manaus. Brasília, DF – Confaeb, 2018. AYRES, Amanda A. O Teatro e Comunidade: uma proposta de formação do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas In: Silva, Ivete (Coord). Arte na Amazônia: conversa sobre o ensino na região norte. Boa Vista: Editora da UFRR, 2016. BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamneto / Pierre bourdieu; tradução Daniela Kern; Guillherme J. F. teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. BRECHT, Bertold. Teatro Completo, em 12 volumes / Bertold Brecht ;[tradução Wolfgang Bader, Marcos Roma Santa, Wira Selanski], - R io de Janeiro. Paz e Terra, 1988. (Teatro completo / Bertold Brecht: 3) (Coleção teatro; v. 11). COUTINHO, Marina Henriques. A favela como palco e personagem. Petrópolis, RJ: DP et Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ 2012. EMILY, Giovana da Silva Araújo. Como foi sua participação na Fundação Tarumã de Artes integradas e acha do projeto. Depoimento [entrevista cedida a] Fábio Batista Campos. Questionário digital. Entrevista concedida para pesquisa sobre o projeto cultural Fundação Tarumã de Artes Integradas. Manaus, 2023. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa / Paulo Freire. São Paulo. Paz e Terra, 1996 – (Coleção Leitura). GONÇALVES, Luiz Davi Vieira. Estudos Étnicos no Teatro. Revista Arte da Cena, v.4, n.1, jan-jun/2018. KAC, Eduardo. Biopoesia. Tradução Alea - Dez 2008. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/S1517-106X2008000200011 - acessado em 21 de novembro de 2023. KEBBE, Samira El. Maior bairro indígena do país está aqui. Disponivel em https://issuu.com/prefeiturademanaus/docs/mosaiconovdez22/s/18151089. Acessado em 27 de fevereiro de 2024. KOUDELA, Ingrid. A ida ao Teatro. Sistema Cultura é Currículo. São Paulo: 2010. LIGIÉRO, Zeca. Teatro a partir da comunidade. Rio de janeiro: Ed. Papel Virtual, 2003. LOPES, José Leandro da Cruz. Projeto arte comunidade: Compondo e recompondo a formação do artista-educador. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus: 2022. MONTEIRO, Jackeline dos Santos. Como foi sua participação na Fundação Tarumã de Artes integradas e acha do projeto. Depoimento [entrevista cedida a] Fábio Batista Campos. Questionário digital. Entrevista concedida para pesquisa sobre o projeto cultural Fundação Tarumã de Artes Integradas. Manaus, 2024. MONTEIRO, Jackeline dos Santos. Relato do processo de teatro para-de-compor e recompor comunidades desenvolvido no Prosamim da praça 14 de janeiro. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus: 2018. NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Tentando definir o teatro comunitário. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), 2007. OLIVEIRA, Joana. Alinhavando o projeto, Módulo 28 – pedagogia do teatro 2. Brasília: 2011. PAULINO, Maria Alice da Silva. Como foi sua participação na Fundação Tarumã de Artes integradas e acha do projeto. Depoimento [entrevista cedida a] Fábio Batista Campos. Questionário digital. Entrevista concedida para pesquisa sobre o projeto cultural Fundação Tarumã de Artes Integradas. Manaus, 2024. PINTO, PAULO, SILVA. Os Centros Culturais como Espaço de Lazer Comunitário: o caso de Belo Horizonte. CULTUR / ANO 6 - Nº 02 - JUN – 2012. Disponível em: www.uesc.br/revistas/culturaeturismo. RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado / Jacques rancière; tradução Ivone C. Beneditti – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. SOUZA, Valdeci Moreira de. Espaço Semente: O Teatro Comunitário Como Agente Transformador na Periferia. Brasília: 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/. VASQUES, Flores. Como foi sua participação na Fundação Tarumã de Artes integradas e acha do projeto. Depoimento [entrevista cedida a] Fábio Batista Campos. Questionário digital. Entrevista concedida para pesquisa sobre o projeto cultural Fundação Tarumã de Artes Integradas. Manaus, 2023. VILLAR, Fernando Pinheiro, Três apontamentos e outra defesa de interdisciplinaridades ou hibridismos artísticos como modos de produção e significação no teatro contemporâneo. Conceição | Conception - volume 4/nº 2 – dez. 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O teatro comunitário e a Fundação Tarumã de Artes Integradas.pdfarquivo principal9,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.