DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Kauan Cavalcante-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-10T16:55:16Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationMORAES, Kauan Cavalcante. O Teatro Lambe-Lambe como metodologia de ensino da linguagem teatral na educação básica na cidade de Manaus. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5782-
dc.description.abstractThis Course Completion Work is a report developed from artistic-pedagogical experiences in the Supervised Curricular Internships with children from Kindergarten, Elementary School and High School students. My goal is to observe the potential of Lambe-Lambe Theater as a methodology of theatrical language in basic education. Thus, I bring reports, results, challenges and problems faced during this process, contributing to the development of internships and studies about the popularization of the Lambe-Lambe Theater. I show my most vulnerable side, in which my worst nightmare becomes one of my greatest desires and dreams: the actor going to meet a classroom, experiencing all the challenges and learnings that teaching has to teach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Lambe-Lambept_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectEnsino de Teatropt_BR
dc.subjectRelatospt_BR
dc.subjectLambe-Lambe Theaterpt_BR
dc.subjectSupervised internshipspt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectTheater Teachingpt_BR
dc.subjectReportspt_BR
dc.titleO teatro Lambe-Lambe como metodologia de ensino da linguagem teatral na educação básica na cidade de Manauspt_BR
dc.title.alternativeThe Lambe-Lambe theater as a methodology for teaching theatrical language in basic education in the city of Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T16:55:16Z-
dc.contributor.advisor1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Jhon Weiner de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281050672522859pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso é um relato desenvolvido a partir de experiências artístico-pedagógicas nos Estágios Curriculares Supervisionados com crianças do Ensino Infantil, do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio. Tenho como objetivo observar a potencialidade do Teatro Lambe-Lambe como metodologia da linguagem teatral na educação básica. Assim, trago relatos, resultados, desafios e problemas enfrentados no decorrer desse processo, contribuindo para o desenvolvimento de estágios e estudos acerca da popularização do Teatro Lambe-Lambe. Mostro o meu lado mais vulnerável, na qual, o meu pior pesadelo se torna uns dos meus maiores desejos e sonhos: o ator indo ao encontro de uma sala de aula, vivenciando todos os desafios e aprendizados que a docência tem a ensinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas, São Paulo, Edusp, 1991 AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: máscaras, bonecos, objetos São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002. POZZETTI, Gislaine Regina. Org. Conversa Lambelambeira: O Teatro Lambe-Lambe por seus praticantes. Manaus (AM): Editora UEA, 2023.Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/5013. Acesso em: 03 out. 2023. ARCOVERDE, Silmara Lídia Moraes. A importância do teatro na formação da criança. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/94187062/A-IMPORTANCIA-DO-TEATRO-NA-FORMACAO-DA-CRIANCA > Acesso em: 04 de nov de 2022 BENITES, Rita. A desvalorização do ensino de Artes no Brasil: Origens e alguns aspectos. Mato Grosso do Sul: Trilhas da História, v. 10, n. 20, jan. –jul. 2021. BOAL, Augusto, 1931-2009. A estética do oprimido / Augusto Boal. – Rio de Janeiro : Garamond, 2009. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores/ Augusto Boal. - 10º edição ver, e ampliada. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 13 e p. 29 COBRA, Pedro. O Teatro Lambe-Lambe – Sua história e poesia do pequeno. 2017. Disponível em: https: //lambendomundo.wordpress.com/. Acesso em: 01 de mar. 2023. Desgranges, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec : Edições Mandacaru, 2006. p. 21. (Pedagogia do Teatro) Freire, Paulo: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticas educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) Freitas, Bruno. Educação humanizada: o saber e o fazer de cada um compartilhado por todos na arte de educar. 2018. Disponível em:https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3144/pdf_1 . Acesso em 22 de fev. 2024. SANTOS, E. A. Os entrelaços da pesquisa no Estágio Supervisionado: orienta-ações na formação docente em Manaus. In: SILVA, A. MEDEIROS, H. Aprendizagem significativa em Práticas de Estágios. São Paulo: Editora Cientifica Digital, 2022. Slade, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução de Tatiana Belinky; direção de edição de Fanny Abramovich). – São Paulo: Summus, 1978. (Novas buscas em educação; v. 2) SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. TORKANIA, Mariana. Mais de 5 Milhões de Crianças e Adolescentes Ficaram Sem Aulas em 2020: suspensão das aulas presenciais foi uma das causas. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-04/mais-de-5-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-ficaram-sem-aulas-em-2020. Acesso em: 21 fev. 2022. UNIVERSIDADE do Estado do Amazonas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ahyS2-s5m5wRTUpshtrzNewlPs32A__2/viewpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Teatro Lambe-Lambe como metodologia de ensino da linguagem teatral na educação básica na cidade de Manaus.pdfarquivo principal2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.