Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5782
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moraes, Kauan Cavalcante | - |
dc.date.available | 2024-07-09 | - |
dc.date.available | 2024-07-10T16:55:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Kauan Cavalcante. O Teatro Lambe-Lambe como metodologia de ensino da linguagem teatral na educação básica na cidade de Manaus. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5782 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work is a report developed from artistic-pedagogical experiences in the Supervised Curricular Internships with children from Kindergarten, Elementary School and High School students. My goal is to observe the potential of Lambe-Lambe Theater as a methodology of theatrical language in basic education. Thus, I bring reports, results, challenges and problems faced during this process, contributing to the development of internships and studies about the popularization of the Lambe-Lambe Theater. I show my most vulnerable side, in which my worst nightmare becomes one of my greatest desires and dreams: the actor going to meet a classroom, experiencing all the challenges and learnings that teaching has to teach. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro Lambe-Lambe | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Teatro | pt_BR |
dc.subject | Relatos | pt_BR |
dc.subject | Lambe-Lambe Theater | pt_BR |
dc.subject | Supervised internships | pt_BR |
dc.subject | Methodologies | pt_BR |
dc.subject | Theater Teaching | pt_BR |
dc.subject | Reports | pt_BR |
dc.title | O teatro Lambe-Lambe como metodologia de ensino da linguagem teatral na educação básica na cidade de Manaus | pt_BR |
dc.title.alternative | The Lambe-Lambe theater as a methodology for teaching theatrical language in basic education in the city of Manaus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T16:55:16Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Pozzetti, Gislaine Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028187628948519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pozzetti, Gislaine Regina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028187628948519 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Eneila Almeida dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Castro, Jhon Weiner de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8281050672522859 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso é um relato desenvolvido a partir de experiências artístico-pedagógicas nos Estágios Curriculares Supervisionados com crianças do Ensino Infantil, do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio. Tenho como objetivo observar a potencialidade do Teatro Lambe-Lambe como metodologia da linguagem teatral na educação básica. Assim, trago relatos, resultados, desafios e problemas enfrentados no decorrer desse processo, contribuindo para o desenvolvimento de estágios e estudos acerca da popularização do Teatro Lambe-Lambe. Mostro o meu lado mais vulnerável, na qual, o meu pior pesadelo se torna uns dos meus maiores desejos e sonhos: o ator indo ao encontro de uma sala de aula, vivenciando todos os desafios e aprendizados que a docência tem a ensinar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas, São Paulo, Edusp, 1991 AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: máscaras, bonecos, objetos São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002. POZZETTI, Gislaine Regina. Org. Conversa Lambelambeira: O Teatro Lambe-Lambe por seus praticantes. Manaus (AM): Editora UEA, 2023.Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/5013. Acesso em: 03 out. 2023. ARCOVERDE, Silmara Lídia Moraes. A importância do teatro na formação da criança. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/94187062/A-IMPORTANCIA-DO-TEATRO-NA-FORMACAO-DA-CRIANCA > Acesso em: 04 de nov de 2022 BENITES, Rita. A desvalorização do ensino de Artes no Brasil: Origens e alguns aspectos. Mato Grosso do Sul: Trilhas da História, v. 10, n. 20, jan. –jul. 2021. BOAL, Augusto, 1931-2009. A estética do oprimido / Augusto Boal. – Rio de Janeiro : Garamond, 2009. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores/ Augusto Boal. - 10º edição ver, e ampliada. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 13 e p. 29 COBRA, Pedro. O Teatro Lambe-Lambe – Sua história e poesia do pequeno. 2017. Disponível em: https: //lambendomundo.wordpress.com/. Acesso em: 01 de mar. 2023. Desgranges, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec : Edições Mandacaru, 2006. p. 21. (Pedagogia do Teatro) Freire, Paulo: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticas educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) Freitas, Bruno. Educação humanizada: o saber e o fazer de cada um compartilhado por todos na arte de educar. 2018. Disponível em:https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3144/pdf_1 . Acesso em 22 de fev. 2024. SANTOS, E. A. Os entrelaços da pesquisa no Estágio Supervisionado: orienta-ações na formação docente em Manaus. In: SILVA, A. MEDEIROS, H. Aprendizagem significativa em Práticas de Estágios. São Paulo: Editora Cientifica Digital, 2022. Slade, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução de Tatiana Belinky; direção de edição de Fanny Abramovich). – São Paulo: Summus, 1978. (Novas buscas em educação; v. 2) SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. TORKANIA, Mariana. Mais de 5 Milhões de Crianças e Adolescentes Ficaram Sem Aulas em 2020: suspensão das aulas presenciais foi uma das causas. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-04/mais-de-5-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-ficaram-sem-aulas-em-2020. Acesso em: 21 fev. 2022. UNIVERSIDADE do Estado do Amazonas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ahyS2-s5m5wRTUpshtrzNewlPs32A__2/view | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Teatro Lambe-Lambe como metodologia de ensino da linguagem teatral na educação básica na cidade de Manaus.pdf | arquivo principal | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.