DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5775
Titel: A sequência didática como recurso pedagógico: uma proposta para o estudo da unidade curricular de aprofundamento “PANC na escola e na comunidade”
Sonstige Titel: The didactic sequence as a pedagogical resource: a proposal for the study of the in-depth curricular unit “PANC at school and in the community”
Autor(en): Vicente, Perla Socorro Batalha
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Naimy Farias de
Stichwörter: Sequência Didática (SD);Estratégia Metodológica
Erscheinungsdatum: 11-Sep-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: VICENTE, Pela Socorro Batalha. A sequência didática como recurso pedagógico: uma proposta para o estudo da unidade curricular de aprofundamento “panc na escola e na comunidade”. 2023. 48f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Ciências Biológicas ofertado no Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP, vinculado à Universidade do Estado Amazonas – UEA. Apresenta uma Sequência Didática como estratégia metodológica para sustentar e fortalecer a prática de professores que ensinam Biologia no Ensino Médio em escolas públicas do estado do Amazonas. Pretende-se propor uma Sequência Didática-SD para o ensino de vegetais PANC-Plantas Alimentícias não Convencionais e fortalecer as Unidades Curriculares de Aprofundamento que compõe os Portfólios das Trilhas de Aprofundamento da SEDUC/AM. A Sequência Didática foi elaborada a partir das orientações da Proposta Curricular e Pedagógica da SEDUC/AM e outros documentos legais (BNCC) que sustentam a educação básica no estado do Amazonas. A UCACNT003 propõe estudo e contextualização de alguns conceitos como: biodiversidade, agroecologia, PANC e alimentação tradicional (culinária), hortaliças PANC, benefícios econômicos, sociais e nutricionais das PANC. Além desses conceitos outros conteúdos disciplinares poderão ser selecionados para dialogar com a temática principal do estudo. Para melhor compreensão da estratégia metodológica, evidenciamos as UCAs que sustentam a Trilha de Aprofundamento da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bioeconomia”. Apresentamos algumas sugestões de como construir uma Sequência Didática e a proposta de uma SD em cinco etapas como produto educacional, seguido de instrumentos que apoiarão a sua utilização. Espera-se que esta proposta possa estimular a realização de práticas docentes inovadoras e que contribuam com a aprendizagem dos estudantes da educação básica, especificamenteo no ensino de Biologia.
Zusammenfassung: This work was developed within the Biology course offered at the Center for Higher Studies of Parintins – CESP, affiliated with the University of the State of Amazonas – UEA. It presents a Didactic Sequence as a methodological strategy to support and strengthen the practice of teachers who teach Biology in High Schools in public schools in the state of Amazonas. The aim is to propose a Didactic Sequence (DS) for teaching unconventional food plants (PANC) and to reinforce the Curricular Deepening Units that compose the Portfolios of the Deepening Trails of SEDUC/AM. The Didactic Sequence was elaborated based on the guidelines of the Curricular and Pedagogical Proposal of SEDUC/AM and other legal documents (BNCC) that support basic education in the state of Amazonas. The UCACNT003 proposes the study and contextualization of some concepts such as biodiversity, agroecology, PANC, traditional food (culinary), PANC vegetables, and the economic, social, and nutritional benefits of PANC. In addition to these concepts, other disciplinary contents may be selected to dialogue with the main theme of the study. For a better understanding of the methodological strategy, we highlight the UCAs that support the Deepening Trail of the area of Natural Sciences and its Technologies (CNT) "Environment, Sustainability, and Bioeconomy". We present some suggestions on how to build a Didactic Sequence and propose a DS in five stages as an educational product, followed by instruments that will support its use. It is hoped that this proposal may stimulate the implementation of innovative teaching practices that contribute to the learning of students in basic education, specifically in the teaching of Biology.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5775
Enthalten in den Sammlungen:TMP-2023



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.