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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos Filho, Sandro Ruy Lima dos-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-12T18:57:16Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Sandro Ruy Lima dos. A Comunicação Bilíngue - Libras e Língua Portuguesa. 2024. 17f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5739-
dc.description.abstractThe present work aims to understand how the bilingual communication process occurs in the teaching and learning of Deaf academics at the State University of Amazonas at the Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA-CESP). With this, we discuss bilinguality with which we deal with the particularities of languages ​​in the bilingual process between Libras and Portuguese in the university context of Deaf academics. The research methods and procedures were observational, where we obtained some records and discursive processes made during the construction process of the research topic. Since we seek to show the importance of Libras and the Portuguese language for Deaf University Students, indicating and analyzing their difficulties in the bilingual communication process and their positioning inside and outside the university. Thus, the results indicate that the Deaf academic is a bilingual individual who, despite their barriers and difficulties with the Portuguese language in formal academic situations, manages to have proficiency in both languages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectBilinguidadept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleA Comunicação Bilíngue - Libras e Língua Portuguesapt_BR
dc.title.alternativeBilingual Communication - Libras and Portuguese Languagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-12T18:57:16Z-
dc.creator.ID2693667259pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/355139900524067396pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee2Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee3Amoêdo, Francisca Keila de Feitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o processo de comunicação bilíngue no ensino aprendizagem de acadêmicos Surdos da Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA-CESP). Com isso, discorremos à cerca da bilinguidade com os quais tratamos sobre as particularidades das línguas no processo bilíngue entre a Libras e a Língua Portuguesa no contexto universitário do acadêmico Surdo. Os métodos e procedimentos da pesquisa foram observacionais onde obtivemos de alguns registros e processos discursivos feitos durante o seu processo construtivo da temática em pesquisa. Uma vez que buscamos mostrar a importância da Libras e da língua portuguesa para Surdos Universitários, indicando e analisando suas dificuldades no processo de comunicação bilíngue e o seu posicionamento dentro e fora da universidade. Assim, os resultados apontam que o acadêmico Surdo é um individuo bilíngue que apesar de suas barreiras e dificuldades com a língua portuguesa em situações formais acadêmicas consegue ter proficiência em ambas as línguas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesQUADROS, R. M. de; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006. 120p. SOUZA, R. M. Que palavras que te fala?: linguística, educação e surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Strobel, Karin As imagens do outro sobre a cultura surda / Karin Strobel. 4 ed. – Florianópolis : Ed. da. UFSC, 2016. 146 P. SILVA, Odenilza Gama da; NOGUEIRA, Antônia Fernanda de Souza. Comparando aspectos gramaticais de português e de libras. ANAI – 1 Colóquio de Letras da FALE/CUMB, Universidade Federal do Pará – 20, 21 e 22 de fevereiro de 2014. ISSN. Sociolinguística no Brasil : uma contribuição dos estudos sobre línguas em/de contato : homenagem ao professor Jurgen Heye / organizadoras Ana Claudia Peters Salgado, Mônica Maria Guimarães Savedra Barreto. – Rio de Janeiro : 7Letras, 2009. 264 p.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2022

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