DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5728
Título: A importância da literatra infantojuvenil indígena para a desconstrução do preconceito e equívocos sobre os povos originários
Título(s) alternativo(s): The importance of indigenous children's literature for deconstructing prejudice and misconceptions about original peoples
Autor(es): Salvador, Deysiellen Sena
Orientador(es): Sicsú, Delma Pacheco
Palavras-chave: Literatura Infanto-juvenil Indígena;Enraizamento;Oralidade;Sala de Aula;Oficinas
Data do documento: 3-Abr-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SALVADOR, Deysiellem Sena. A importância da literatura infantojuvenil indígena para a desconstrução do preconceito e equívocos sobre os povos originários. 2024. 33f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.
Resumo: O presente trabalho consiste em mostrar a importância da literatura infantojuvenil indígena e como ela pode contribuir para a desconstrução de preconceitos equívocos sobre os povos originários. Utilizando como técnica de pesquisa as oficinas literárias aplicadas em uma escola pública municipal de Parintins. As Oficinas aplicadas com obras de literatura infantojuvenil indígena, com os principais autores sendo, Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã, Roni Wasiriy Guará e Tiago Hakiy. Além da aplicação de um questionário para as turmas em que as oficinas eram aplicadas, sendo duas turmas do ensino básico (6° e 7° ano) e outro para os dois professores titulares de língua Portuguesa da escola. Assim esse trabalho está focado em como a literatura contribui significativamente para a desconstrução de uma visão equivocada em relação aos povos originários, visão essa enraizada na sociedade. Apesar de o foco principal ser a desconstrução, as oficinas contribuíram na leitura, escrita e oralidade, sendo essa última uma marca nas origens indígenas.
Abstract: This work consists of showing the importance of indigenous children's literature and how it can contribute to the deconstruction of mistaken prejudices about original peoples. Using literary workshops carried out in a municipal public school in Parintins as a research technique. The Workshops applied to works of indigenous children's literature, with the main authors being Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã, Roni Wasiriy Guará and Tiago Hakiy. In addition to applying a questionnaire to the classes in which the workshops were held, two basic education classes (6th and 7th year) and another for the 2 Portuguese language teachers at the school. Therefore, this work is focused on how literature significantly contributes to the deconstruction of a mistaken view in relation to original peoples, a view that is rooted in society. Despite the main focus being deconstruction, the workshops contributed to reading, writing and speaking, the latter being a mark on indigenous origins.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5728
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.