DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalvador, Deysiellen Sena-
dc.date.available2024-06-07-
dc.date.available2024-06-10T16:34:12Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationSALVADOR, Deysiellem Sena. A importância da literatura infantojuvenil indígena para a desconstrução do preconceito e equívocos sobre os povos originários. 2024. 33f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5728-
dc.description.abstractThis work consists of showing the importance of indigenous children's literature and how it can contribute to the deconstruction of mistaken prejudices about original peoples. Using literary workshops carried out in a municipal public school in Parintins as a research technique. The Workshops applied to works of indigenous children's literature, with the main authors being Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã, Roni Wasiriy Guará and Tiago Hakiy. In addition to applying a questionnaire to the classes in which the workshops were held, two basic education classes (6th and 7th year) and another for the 2 Portuguese language teachers at the school. Therefore, this work is focused on how literature significantly contributes to the deconstruction of a mistaken view in relation to original peoples, a view that is rooted in society. Despite the main focus being deconstruction, the workshops contributed to reading, writing and speaking, the latter being a mark on indigenous origins.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infanto-juvenil Indígenapt_BR
dc.subjectEnraizamentopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.titleA importância da literatra infantojuvenil indígena para a desconstrução do preconceito e equívocos sobre os povos origináriospt_BR
dc.title.alternativeThe importance of indigenous children's literature for deconstructing prejudice and misconceptions about original peoplespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-10T16:34:12Z-
dc.creator.ID026654782-69pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Luis Alberto Mendes De-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em mostrar a importância da literatura infantojuvenil indígena e como ela pode contribuir para a desconstrução de preconceitos equívocos sobre os povos originários. Utilizando como técnica de pesquisa as oficinas literárias aplicadas em uma escola pública municipal de Parintins. As Oficinas aplicadas com obras de literatura infantojuvenil indígena, com os principais autores sendo, Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã, Roni Wasiriy Guará e Tiago Hakiy. Além da aplicação de um questionário para as turmas em que as oficinas eram aplicadas, sendo duas turmas do ensino básico (6° e 7° ano) e outro para os dois professores titulares de língua Portuguesa da escola. Assim esse trabalho está focado em como a literatura contribui significativamente para a desconstrução de uma visão equivocada em relação aos povos originários, visão essa enraizada na sociedade. Apesar de o foco principal ser a desconstrução, as oficinas contribuíram na leitura, escrita e oralidade, sendo essa última uma marca nas origens indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARO, Ana; PÓVOA, Andreia; MACEDO, Lúcia. A arte de fazer questionários. Porto, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005. COSTA, Heliene Rosa da et al. Identidades e ancestralidades das mulheres indígenas na poética de Eliane Potiguara. 2020. DOS SANTOS, Francisco Bezerra. Leitura da literatura indígena na sala de aula: contribuições para o ensino. 2017. GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições,2013. KOHAN, Walter Omar. A Filosofia e seu ensino como phármakon. Educar em Revista, p. 37-51, 2012. NASCIMENTO, Mayara Barboza do. Desafios e conquistas de escritores indígenas: da passagem da oralidade às tradições culturais escritas. 2014. PIANA, Maria Cristina. A pesquisa de campo. São Paulo: Editora Unesp, 2009. RANGEL, Mary; MACHADO, Jane do Carmo. O papel da leitura e da escrita na sala de aula: estratégias de ensino para dinamização dos processos de leitura e escrita. Anais do SIELP, v. 2, n. 1,p 1-9,2012. RODRIGUES, Walace et al. Sobre poesia indígena: o caso do poema “Ay kakuyri tama (eu moro na cidade)”, de Márcia Wayna Kambeba. EntreLetras, v. 11, n. 1, p. 483-498, 2020. SANTOS, Roberta Fernandes. Da construção do estereótipo de selvagem à representação do indígena brasileiro no livro didático de História. Escritas do tempo, v. 2, n. 6, p. 58-73, 2020. SIMM, Verônica; BONIN, Iara Tatiana. Imagens da vida indígena: uma análise de ilustrações em livros de literatura infantil contemporânea. Revista Historiador, n. 4, 2011. THIÉL, Janice Cristine. A literatura infanto-juvenil indígena brasileira e a promoção do letramento multicultural. Literartes, n. 5, p. 88-99, 2016. VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007. ZILBERAM, Regina. Introduzindo a Literatura Infanto-Juvenil CED. Florianópolis,1985.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.