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Título: Desafios e possibilidades do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio frente ao cenário pandêmico da COVID-19
Título(s) alternativo(s): Challenges and possibilities for high school Portuguese language teachers in the face of the COVID-19 pandemic scenario
Autor(es): Bentes, Izandra Batista
Orientador(es): Carvalho, Luis Alberto Mendes de
Palavras-chave: Pandemia;Ensino Remoto;Ensino Médio
Data do documento: 24-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BENTES, Izandra Batista. Desafios e possibilidades do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio frente ao cenário pandêmico da COVID-19. 2024. 24f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.
Resumo: Com a pandemia do Sars Cov-2, a sociedade viu-se impactada em várias áreas da vida social. Nesse sentido buscaram-se alternativas para que o ensino fosse desenvolvido cotidianamente. Assim, o sistema educacional adotou o ensino remoto para todas as regiões brasileiras. Em Parintins/AM, seguindo determinação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar - SEDUC, os educandários aderiram ao ensino remoto. No presente artigo analisamos de que forma ocorreu o ensino remoto nessa cidade, especificamente, no nível médio. O levantamento ocorreu por meio de um estudo exploratório, tomando como base autores como Carreira et al (2021), Carvalho et al (2021), Garcia et al (2021), Martins e Silva (2021), Oliveira et al (2022) dentre outros autores que vivenciaram e pesquisaram sobre os desafios do ensino no período pandêmico. Assim, os resultados das análises feitas apontam fragilidades em se efetivar um ensino de qualidade em escolas públicas de Parintins,como consequência de uma situação complexa e pouco explorada, a saber, a exclusão digital. Para corrigir, sugerimos demandas de políticas públicas que ampliem a educação formal por meios tecnológicos em conformidade com os aparatos legais que pressupõem o ensino por meio de mídias digitais.
Abstract: With the Sars Cov-2 pandemic, society was impacted in several areas of social life. In this sense, alternatives were sought so that teaching could be developed on a daily basis. Thus, the educational system adopted remote teaching for all Brazilian regions. In Parintins/AM, following the determination of the State Department of Education and School Sports - SEDUC, students joined remote teaching. In this article we analyze how remote teaching occurred in this city, specifically at the secondary level. The survey took place through an exploratory study, based on authors such as Carreira et al (2021), Carvalho et al (2021), Garcia et al (2021), Martins e Silva (2021), Oliveira et al (2022) among other authors who experienced and researched the challenges of teaching during the pandemic period. Thus, the results of the analyzes carried out point to weaknesses in providing qualityteaching in public schools in Parintins, as a consequence of a complex and little explored situation, namely, digital exclusion. To correct this, we suggest demands for public policies that expand formal education through technological means in accordance with the legal apparatus that presupposes teaching through digital media.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5724
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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