DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha Neto, José Rêgo da-
dc.date.available2024-04-01-
dc.date.available2024-04-04T14:59:30Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5604-
dc.description.abstractIn this work, an experience report on badminton was presented in the intervention project for the Physical Education discipline for students in the 7th year of elementary school II at a public school in Manaus – AM. The objective of this work was to report the experience lived in an intervention project carried out in a Public School in Manaus – AM. As a contextualization, this is an experience report, as the experience report has been a valuable tool for reflection in educational studies. To carry out the intervention and organize the activities carried out for the students, five male academics from the 6th period of the 2022 Intervention Projects discipline of the Degree in Physical Education course at a public University in the State of Amazonas participated. 27 students of both sexes participated in this intervention, 17 males and 10 females, aged between 12 and 13 years old. The aim was to provide students, through applied classes, with the fundamentals of badminton and the experiences of the game, as dynamic content. Given this, five stages of the applied class were developed: 1) Hold a balloon and hit the palms of your hands; 2) Use the racket and the balloon, in pairs exchange passes; 3) Play badminton, but only using balloons and a racket; 4) Formal game of badminton, now using shuttlecocks; 5) Final conversation circle. It was noticed that throughout the activities applied, the students demonstrated sufficient capabilities in executions, developing a positive point for our training as future Physical Education teachers. Therefore, through the practices applied to the students, the experience of the game of badminton provided the opportunity for everyone to experience and participate in the activities successfully. Finally, it was understood that the practice of badminton for 7th year students aroused a certain interest in the class in which the activities were carried out, and could be used again as content for Physical Education classes at schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBadmintonpt_BR
dc.subjectEducação físícapt_BR
dc.titleIntervenção da prática do badminton para escolares do ensino fundamental II: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeBadminton practice intervention for elementary school students: an experience reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T14:59:30Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Diego Grasel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0489798681630229pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Diego Grasel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0489798681630229pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Vanderlan Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615265009524070pt_BR
dc.contributor.referee3Canan, Felipe-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3018512687231917pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho foi apresentado o relato de experiência sobre o badminton no projeto de intervenção da disciplina de Educação Física para escolares do 7° ano do ensino fundamental II de uma escola pública de Manaus – AM. O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência vivida em um projeto de intervenção realizado em uma Escola Pública de Manaus – AM. Como contextualização trata-se de um relato de experiência, pois o relato de experiência tem sido uma ferramenta valiosa de reflexões em estudos educacionais. Para realização da intervenção e organização das atividades feita para os alunos, participaram cinco acadêmicos do sexo masculino do 6° período da disciplina de Projetos de intervenção do ano de 2022 do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade pública do Estado do Amazonas. Participaram desta intervenção 27 alunos de ambos os sexos, sendo 17 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, com idade entre 12 e 13 anos. Pretendeu-se proporcionar aos alunos através da aula aplicada, os fundamentos do badminton e as vivências do jogo, como um conteúdo dinâmico. Diante disso, foi-se desenvolvido cinco etapas da aula aplicada: 1) Segurar um balão e bater nas palmas de suas mãos; 2) Utilizar a raquete e o balão, em dupla trocar passes; 3) Jogar o badminton, mas com apenas o uso dos balões e a raquete; 4) Jogo formal do badminton, agora com o uso das petecas; 5) Roda de conversa final. Percebeu-se que ao longo das atividades aplicadas os alunos demonstraram capacidades suficientes nas execuções, desenvolvendo um ponto positivo para nossa formação enquanto futuros professores de Educação Física. Portanto, através das práticas aplicadas para os alunos, a vivência do jogo do badminton oportunizou que todos pudessem vivenciar e participar das atividades com êxito. Por fim, entendeu-se que a prática do badminton para os escolares do 7° ano despertou certo interesse pela turma no qual foram realizadas as atividades, podendo ser outras vezes retomado como conteúdo para as aulas de Educação Física na escolapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABURACHID, Layla Maria Campos et al. Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar. Journal of Physical Education, v. 30, p. e3055, 2019. BECKER, F., Epistemologia do Professor: O cotidiano da escola. 10. ed. Porto Alegre: Vozes, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BORGES, Robson Machado et al. Diálogos sobre o ensino dos esportes: formação continuada por meio da pesquisa-ação. Movimento, p. 1025-1038, 2017. CAIUSCA, Alana. Badminton. Educa + Brasil. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/badminton. Acesso em: 18 de out. 2022. CORRÊA, Mariana Mendes Luiz; FREITAS, Tatiane Cristina Rodrigues; SILVA, Siomara Aparecida da. O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar. 2019. CUNHA, Lana et al. Hábito alimentar e frequência de consumo de suplementos alimentares: um estudo com atletas de badminton. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 10, n. 60, p. 673-678, 2016. DE SOUZA, Alex Alves; RAASCH, Rayane Natalia Hell; MARIA, Anderson Leandro. BADMINTON: UM DIFERENCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. ACTA Brasileira do Movimento Humano, v. 7, n. 3, p. 28-38, 2017. DE SOUZA ARRUDA, Emerson Pereira et al. O BADMINTON NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. Scipione, 1989. GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote: badminton-peteca-tênis de campo-tênis de mesa-voleibol-atletismo. 2014. JUNIOR, Luciano da Costa Campolin; SOUSA, Francisco José Fornari. BADMINTON NA ESCOLA. LOUREIRO JR, Luiz de França Bahia; FREITAS, Paulo Barbosa de. Influência do nível de desempenho de jogadores de badminton em aspectos neuromotores durante uma tarefa de apontar um alvo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 18, p. 203-207, 2012. LUIZ, José França. Manual de Educação Física: esportes e recreação por idades. Pirapózinho: Equipe cultural, 2009. MARTINY, Luis; SOUZA, Irani; GOMES-DA-SILVA, Pierre. Como saber se meu mundo de ideias daria certo na prática?” o medo da docência no estágio supervisionado em Educação Física. Motrivivência, v. 40, p. 51-66, 2013. NUNES, Eduarda Sthefany Pereira; CAMARGO, Michaela; VENDRUSCOLO, Rosecler. A Orientação como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física: um relato de experiência. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-15, 2022. 22 SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres. Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. 2008. SURDI, Aguinaldo Cesar; KUNZ, Elenor. Fenomenologia, movimento humano e a educação física. Movimento, v. 16, n. 4, p. 263-290, 2010. TENROLLER, Carlos Alberto; MERINO, Eduardo. Métodos e planos para o ensino dos esportes. Editora da ULBRA, 2006. TREVISAN, Kamila Isabel; ANTUNES, Fabiana Ritter; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Fatores que interferem no planejamento escolar: dificuldades de uma docente da rede básica de ensino. Salão do Conhecimento, 2017. VIANA, Ludmila Siqueira Mota. O ensino do Badminton na escola: relato de experiência. Anais da Jornada de Educação Física do Estado de Goiás (ISSN 2675-2050), v. 1, n. 2, p. 120-123, 2019pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Intervenção da prática do badminton para escolares do ensino fundamental II - um relato de experiência.pdf893,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.