DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5602
Título: Relato de experiência: contributo da ginástica para escolares do ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Experience report: contribution of gymnastics for elementary school students
Autor(es): Moreira, Hanna Graziela Rodrigues
Orientador(es): Amaral, Sheila Moura do
Palavras-chave: Ginástica;Ensino fundamental
Data do documento: 21-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A ginástica é uma prática corporal que envolve aspectos físicos como flexibilidade, coordenação motora e força, podendo ser competitiva quando caracterizada como esporte, e não competitiva quando é realizada como exercício físico em favor da saúde e bem-estar e de carater educativo e formativo, com práticas de ações competitivas e recreativas. Nas sociedades pré-históricas, a Ginástica possuía um caráter natural, utilitário, guerreiro, ritualístico e recreativo, com vistas a luta pela sobrevivencia. Na contemporaneidade, diferentes sistematizações da ginástica surgiram na Europa com propostas e modelos de treinamento diferenciados. O objetivo do estudo, foi relatar a aplicabilidade de um projeto de intervençao visando demonstrar as contribuições da ginástica em uma escola de ensino fundamental I. A metodologia traçada descreve um relato de experiência pela aplicabilidade de um projeto de intervenção de Ginástica no ensino fundamental I, com turmas do 2° ao 5° ano em uma escola da rede pública de Manaus. Com aplicabilidade do projeto, foi possivel atingir os objetivos propostos, onde os alunos demonstraram total interesse na prática das atividades aplicadas, interagindo e desafiando-se no decorrer das aulas. Embora aprsentassem bastante dificuldades na execussão dos movimentos, estes não colocavam dificuldade para aprender e executar. É possivel apontar o quanto a ginástica pode contribuir para o desenvolvimento biopsicosocial de alunos do ensino fundamental, partindo de conteúdos previamente elencandos e organizados pelos professores. Porém, notadamente estes precisam ter compromisso em desenvolver os coteúdos da ginástica preconizado pela BNCC, para estudantes do ensino fundamental I
Abstract: Gymnastics is a bodily practice that involves physical aspects such as flexibility, motor coordination and strength, and can be competitive when characterized as a sport, and non-competitive when it is performed as a physical exercise in favor of health and well- being and of an educational and formative nature, with practices of competitive and recreational actions. In prehistoric societies, Gymnastics had a natural, utilitarian, warlike, ritualistic and recreational character, with a view to the struggle for survival. In contemporary times, different systematizations of gymnastics have emerged in Europe with different proposals and training models. The objective of this study was to report the applicability of an intervention project aimed at demonstrating the contributions of gymnastics in a public school in Manaus. The methodology described describes an experience report on the applicability of a gymnastics intervention project in elementary school, with classes from 2nd to 5th grade in a public school in Manaus. With the applicability of the project, it was possible to achieve the proposed objectives, where the students showed total interest in the practice of the applied activities, interacting and challenging themselves during the classes. Although they had a lot of difficulties in the execution of the movements, they did not pose any difficulty in learning and executing. It is possible to point out how much gymnastics can contribute to the biopsychosocial development of elementary school students, based on content previously listed and organized by teachers. However, they need to be committed to developing the gymnastics contents recommended by the BNCC for elementary school students
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5602
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de experiência - contributo da ginástica para escolares do ensino fundamental I.pdf644,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.