DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Hanna Graziela Rodrigues-
dc.date.available2024-04-01-
dc.date.available2024-04-04T14:58:53Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5602-
dc.description.abstractGymnastics is a bodily practice that involves physical aspects such as flexibility, motor coordination and strength, and can be competitive when characterized as a sport, and non-competitive when it is performed as a physical exercise in favor of health and well- being and of an educational and formative nature, with practices of competitive and recreational actions. In prehistoric societies, Gymnastics had a natural, utilitarian, warlike, ritualistic and recreational character, with a view to the struggle for survival. In contemporary times, different systematizations of gymnastics have emerged in Europe with different proposals and training models. The objective of this study was to report the applicability of an intervention project aimed at demonstrating the contributions of gymnastics in a public school in Manaus. The methodology described describes an experience report on the applicability of a gymnastics intervention project in elementary school, with classes from 2nd to 5th grade in a public school in Manaus. With the applicability of the project, it was possible to achieve the proposed objectives, where the students showed total interest in the practice of the applied activities, interacting and challenging themselves during the classes. Although they had a lot of difficulties in the execution of the movements, they did not pose any difficulty in learning and executing. It is possible to point out how much gymnastics can contribute to the biopsychosocial development of elementary school students, based on content previously listed and organized by teachers. However, they need to be committed to developing the gymnastics contents recommended by the BNCC for elementary school studentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleRelato de experiência: contributo da ginástica para escolares do ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeExperience report: contribution of gymnastics for elementary school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T14:58:53Z-
dc.contributor.advisor1Amaral, Sheila Moura do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703151994157776pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Sheila Moura do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703151994157776pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Vanderlan Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615265009524070pt_BR
dc.contributor.referee3Maia, Sâmia Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1394884998653553pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9610423960780227pt_BR
dc.description.resumoA ginástica é uma prática corporal que envolve aspectos físicos como flexibilidade, coordenação motora e força, podendo ser competitiva quando caracterizada como esporte, e não competitiva quando é realizada como exercício físico em favor da saúde e bem-estar e de carater educativo e formativo, com práticas de ações competitivas e recreativas. Nas sociedades pré-históricas, a Ginástica possuía um caráter natural, utilitário, guerreiro, ritualístico e recreativo, com vistas a luta pela sobrevivencia. Na contemporaneidade, diferentes sistematizações da ginástica surgiram na Europa com propostas e modelos de treinamento diferenciados. O objetivo do estudo, foi relatar a aplicabilidade de um projeto de intervençao visando demonstrar as contribuições da ginástica em uma escola de ensino fundamental I. A metodologia traçada descreve um relato de experiência pela aplicabilidade de um projeto de intervenção de Ginástica no ensino fundamental I, com turmas do 2° ao 5° ano em uma escola da rede pública de Manaus. Com aplicabilidade do projeto, foi possivel atingir os objetivos propostos, onde os alunos demonstraram total interesse na prática das atividades aplicadas, interagindo e desafiando-se no decorrer das aulas. Embora aprsentassem bastante dificuldades na execussão dos movimentos, estes não colocavam dificuldade para aprender e executar. É possivel apontar o quanto a ginástica pode contribuir para o desenvolvimento biopsicosocial de alunos do ensino fundamental, partindo de conteúdos previamente elencandos e organizados pelos professores. Porém, notadamente estes precisam ter compromisso em desenvolver os coteúdos da ginástica preconizado pela BNCC, para estudantes do ensino fundamental Ipt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAÍA, Anderson Cunha; MORENO, Andrea. Revista Brasileira de Educação Física: a Moderna Ginástica Sueca no Brasil (1944-1952). Cadernos de História da Educação,v. 19, n. 3, p. 686-706, 2020. BANDURA, Albert. Self-efficacy: The exercise of control. New York: Freeman, 1997. BEZERRA, Sandra Pacheco; FERREIRA FILHO, Raul Alves; FELICIANO, Jeane Gomes. A importância da aplicação de conteúdos da Ginástica Artística nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séria. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 3, 2006. CARVALHO, A. O. Ginástica. In: DARIDO, S. C. Educação Física Escolar Compartilhando Experiências. (Org.) São Paulo: Phorte, 2011. Cap. 3, p.51-74. CASTELLANI FILHO, L. Educação Física No Brasil: a História que não se conta. SãoPaulo: Papirus, 1988. COSTA, Andrize Ramires; GOMES, Catarina Polino. Ginástica geral na BNCC: Percepção de alunos de licenciatura em educação física. Corpoconsciência, p. 142-152, 2020. MARINHO, I.P. Sistemas e Métodos de Educação Física. Brasília: Cia. Brasil Editora, 1953. MARTINS, Maria Teresa B. A ginástica geral como conteúdo da Educação Física no ensino fundamental. In: MOREIRA, Evandro Carlos. (org.). Educação Física: desafios e propostas I. Várzea Paulista: Editora Fontoura, 2009. MELO, V A. Escola Nacional de Educação Física e Desportos – Uma Possível História. Campinas, SP, 1996. [Dissertação de Mestrado – Faculdade de EducaçãoFísica da Universidade Estadual de Campinas]. Nista-Piccolo, V. L. Atividades físicas como proposta educacional para 1ª fase do 1°.Dissertação de mestrado, Faculdade de educação, Unicamp. Campinas, 1988. NOGUEIRA, Geovanna Callazans. Práticas corporais nas aulas de Educação Física e sua contribuição para a socialização e inclusão de crianças autistas no contexto escolar: uma revisão bibliográfica. 2022. OLIVEIRA, M. S.; BORTOLETO, M. A. C.Apontamentos sobre a evolução histórica, material e morfológica dos aparelhos da ginástica artística masculina. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 22, n. 2, p. 283-295, 2011. OLIVEIRA, Mauricio Santos; NUNOMURA, Myrian. A produção histórica em ginástica e a constituição desse campo de conhecimento na atualidade. Conexões,v. 10, p. 80-97, 2012. RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na história e na arte. São Paulo: IBRASA, 1982 SARREMEJANE, P. L'heritage de la méthode suédoise d'education physique em France: lesconflits de méthode au sein de l'Ecole normale de gymnastique etd'escrime de Joinville audébut du XXème siècle. Revista Paedagogica Historica,v.42, n.6, 2006, p.817-837.https://doi.org/10.1080/00309230600929559 24 SOARES, C. L. Imagens da Educação no Corpo: Estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 2ed. Campinas: Autores Associados, 2002 Educação Física: Raízes europeias e Brasil. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2004. Educação física raízes europeias e Brasil. – 5. Ed. Ver. – Campinas,SP: Autores Associados, 2012. SOUZA, E. P. M. de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997, Tese (Doutorado)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. SCHÖNGUT GROLLMUS, N.; PUJOL TARRÉS, J. Stories about Methodology: Diffracting Narrative Research Experiences. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, 26 Apr.2015. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/2207. Acesso em: 4fev. 2023 TOLEDO, Eliana de. A ginástica rítmica e artística no ensino fundamental: uma prática possível e enriquecedora. In: MOREIRA, Evandro Carlos. (org.). EducaçãoFísica: desafios e propostas I. Várzea Paulista: Editora Fontoura, 2009. VENÂNCIO, L; CARREIRO, E. A. Ginástica. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Coord.). Educação Física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 227- 243, 2005. WERNER, Peter H; WILLIAMS, Lori H; HALL, Tina J. Ensinando ginástica para crianças. 3. ed. Barueri – SP: Manole, 2015. WEBSIX. Atena Editora. Disponível em:<https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/as-ginasticas-e-as- dimensoes-do-conteudo-no-contexto-escolar>. Acesso em: 11 fev. 2024pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de experiência - contributo da ginástica para escolares do ensino fundamental I.pdf644,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.