DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5288
Title: Educação financeira e endividamento: um estudo com alunos do centro de educação de jovens e adultos - CEJA em Manaus
Other Titles: Financial education and debt: a study with students from the youth and adult education center - CEJA in Manaus
Authors: Evangelista, Denilson Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Rafael Moreira
Keywords: Economia - Curso;Educação Financeira;Endividamento;Planejamento Financeiro
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é um estudo de caso que se propôs a compreender o endividamento dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, principalmente na relação entre o nível de educação financeira e o nível de endividamento. A pesquisa, quanto ao fim, se caracteriza como descritiva e exploratória. Quanto ao meio, se caracteriza como estudo de caso, bibliográfica e de campo, tendo uma abordagem quantitativa. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário estruturado e análises estatísticas para alcançar os objetivos do presente trabalho. Diante disso, o estudo constatou que o endividamento financeiro pessoal está diretamente relacionado à falta de fundamentos financeiros, isto é, educação financeira. Assim sendo, podemos ter pessoas com diferentes níveis de renda e da mesma maneira estarem endividados. Quanto ao nível de endividamento, percebeu-se que os alunos, em sua maioria, encontraram-se endividados. Concluiu-se que o maior conhecimento de educação financeira influencia positivamente na condição de menores níveis de endividamento do indivíduo, mas esse conhecimento não exclui a possibilidade de contrair dívidas de risco e torna-se endividado.
Abstract: The present work is a case study that aims to understand the indebtedness of the students of the Youth and Adult Education Center - CEJA, mainly in the relationship between the level of financial education and the level of indebtedness. The research, in the end, is characterized as descriptive and exploratory. As for the environment, it is characterized as a case study, bibliographic and field, having a quantitative approach. It was used as a research instrument the structured questionnaire and statistical analysis to achieve the objectives of the present work. Given this, the study found that personal financial indebtedness is directly related to the lack of financial fundamentals, that is, financial education. Therefore, we may have people with different income levels and in the same way be in debt. Regarding the level of indebtedness, it was noticed that most students were in debt. It was concluded that a greater knowledge of financial education positively influences the condition of lower individual debt levels, but this knowledge does not exclude the possibility of contracting risky debts and becomes indebted.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5288
Appears in Collections:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.