DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5222
Título: A importância dos jogos no ensino da matemática nas séries iniciais: abordagens teóricas sobre jogos com materiais pedagógicos e jogos digitais matemáticos
Autor(es): Gomes, Sebastião dos Santos
Orientador(es): Hilário, Thalita da Costa Taquita
Palavras-chave: Jogos matemáticos, abordagem teórica, educação infantil.;Mathematical games, theoretical approach, early childhood education.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho intitulado “a importância dos jogos no ensino da matemática nas séries iniciais: abordagens teóricas sobre jogos com materiais pedagógicos e jogos digitais matemáticos” teve como objetivo identificar através de uma revisão bibliográfica sistematizada as principais pesquisas acerca da aplicação de jogos digitais e jogos com materiais pedagógicos acerca da importância e as dificuldades apresentadas na educação matemáticas nas séries iniciais. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos almejados partiu da premissa do método de abordagem qualitativo exploratório, dividindo em etapas: Na primeira etapa houve um planejamento quanto aos principais métodos utilizados na busca de bibliografia, com isso o período de revisão dos artigos estimou-se entre 2014-2020, utilizando critérios de inclusão e exclusão; Como forma de filtragem utilizou-se o string, com palavras-chaves, sinonímia e busca avançada, e ao final a categorização com o espectro descritivo dos dados coletados. Os resultados mostram que cerca de 75% das fontes pesquisadas, se encontra nas margens entre 2015 e 2020, no ano de 2018 poucas publicações foram realizadas, conforme a aplicação dos critérios, a quantidade de publicações se afunilou, sendo apenas 62 publicações, com relação aos strings os mais utilizados e com maior número de resultados foram “jogos”, “jogos matemáticos”, “jogos digitais”, totalizando quase 87% de toda a pesquisa. A pesquisa ainda mostra vieses ainda da utilidade da variação de artigos publicados e a preocupação dos pesquisadores quanto a utilização da prática educativa dentro de sala de aula.
Abstract: This work entitled “the importance of games in teaching mathematics in the initial grades: theoretical approaches on games with pedagogical materials and mathematical digital games” aimed to identify, through a systematized bibliographic review, the main research on the application of digital games and games with teaching materials about the importance and difficulties presented in mathematics education in the initial grades. The methodology used to achieve the desired objectives was based on the premise of the exploratory qualitative approach method, divided into stages: In the first stage there was planning regarding the main methods used in the bibliography search, with this the article review period was estimated between 2014-2020, using inclusion and exclusion criteria; As a form of filtering, the string was used, with keywords, synonymy and advanced search, and at the end the categorization with the descriptive spectrum of the collected data. The results show that around 75% of the sources researched are found on the margins between 2015 and 2020, in 2018 few publications were carried out, according to the application of the criteria, the number of publications narrowed, with only 62 publications, in relation to The most used strings and with the highest number of results were “games”, “mathematical games”, “digital games”, totaling almost 87% of the entire search. The research still shows biases in the usefulness of the variation in published articles and the concern of researchers regarding the use of educational practice within the classroom.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5222
Aparece nas coleções:CESTB_TCC_2023



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.