DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5087
Titel: Análise teórico e conceitual da biogeografia na nova base nacional comum curricular do ensino fundamental
Sonstige Titel: Theoretical and conceptual analysis of biogeography in the new common national curriculum base for elementary education
Autor(en): Costa, Alice Teixiera da
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Bruno Gomes de
Stichwörter: BNCC;Competências e habilidade;Biogeografia;Geografia;Ciências naturais
Erscheinungsdatum: 2-Jun-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O foco principal deste estudo foi analisar como os conceitos e categorias da Biogeografia estão dissolvidas nas habilidades e competências dispostas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nosso problema de pesquisa reside no fato da Biogeografia enquanto conhecimento científico que estuda a distribuição espacial da vida, não aparece como requisito nas habilidades e objetos de ensino na BNCC da Geografia e Ciências Naturais (Biologia). Nossa pesquisa teve como perspectiva metodológica a realização de revisão bibliográfica e de pesquisa descritiva, direcionadas para a identificação do arcabouço teórico da ciência biogeográfica nos objetivos de aprendizagem, bem como, a possibilidade de interface didática entre a Geografia e Ciências da Natureza (Biologia) no currículo da Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM. Como resultado foi identificado que a Biogeografia nas unidades temáticas, objetivos de conhecimento e habilidades na BNCC aparece como sinônimos de biodiversidade, distribuição dos componentes físicos-naturais, comparação de unidades de conservação, entre outros, que acaba ofuscando a interdisciplinaridade entre a Geografia e Biologia. De outro modo, nosso estudo conseguiu identificar que a pulverização da Biogeografia em subtemas gerais, pode dificultar a elaboração de planos de ensino que promovam a interdisciplinaridade entre Geografia e Ciências da Natureza (Biologia) na BNCC.
Zusammenfassung: The main focus of this study was to analyze how the concepts and categories of Biogeography are dissolved in the skills and competencies set out in the National Common Curricular Base – BNCC. Our research problem lies in the fact that Biogeography, as scientific knowledge that studies the spatial distribution of life, does not appear as a requirement in the skills and teaching objects at the BNCC of Geography and Natural Sciences (Biology). Our research had as a methodological perspective the carrying out of a bibliographic review and descriptive research, aimed at identifying the theoretical framework of biogeographic science in the learning objectives, as well as the possibility of a didactic interface between Geography and Natural Sciences (Biology) in the curriculum at Escola Estadual Pedro Teixeira, Tabatinga-AM. As a result, it was identified that Biogeography in the thematic units, knowledge objectives and skills in the BNCC appears as synonyms for biodiversity, distribution of physical-natural components, comparison of conservation units, among others, which ends up overshadowing the interdisciplinarity between Geography and Biology . Otherwise, our study was able to identify that the fragmentation of Biogeography into general subtopics can make it difficult to develop teaching plans that promote interdisciplinarity between Geography and Natural Sciences (Biology) at BNCC.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5087
Enthalten in den Sammlungen:CESTB_TCC_2023



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.