DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Isabele da Silva-
dc.date.available2023-09-19-
dc.date.available2023-09-25T13:25:31Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5076-
dc.description.abstractThe present article "To be a teacher in contemporary times: positive and negative aspects in the choice of the teaching career", had as a general objective to analyze the positive and negative aspects in the choice of the teaching career. This research sought to answer questions concerning the aspects that involve this profession and also to find out if the teacher education prepares them, in fact, to act in the contemporary reality, as well as to show what it is to be a teacher in the society of knowledge, information, and new technologies, to identify the reasons why the teaching career is chosen by many individuals, and to list the positive and negative aspects of the current teaching profession. This study was based on the authors: Bacich (2015), Drucker (1997), Nóvoa (1997), Silva (2010), Gil (1946), Figueiredo (2008) Lakatos (2010) and Prodanov and Freitas (2013), among others. Its approach was qualitative, through literature analysis and field research, the subjects investigated were five teachers from state schools and five from municipal schools, totaling ten teachers, five men and five women. For data collection in the field, we used a questionnaire with four questions, three open questions and one closed question, i.e., mixed questions, for teachers of two schools, one municipal and one state school in the city of Tefé - AM. The results of the research obtained from the analysis and interpretation of the data collected in dialogue with the researched authors confirmed that the positive aspects that lead teachers to follow this career are how to form critical citizens, recognition for the work they develop, they can overcome adversity and be part of the educational development of new professionals. And the negative aspects found are: work overload, lack of interest from the students, low pay, the devaluation of the profession, and the lack of teaching materials and space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectAspectospt_BR
dc.subjectAspectspt_BR
dc.subjectPositivospt_BR
dc.subjectPositivept_BR
dc.subjectNegativospt_BR
dc.subjectNegativept_BR
dc.titleSer Professor na Contemporaneidade: Aspectos Positivos e Negativos na Escolha da Carreira Docentept_BR
dc.title.alternativeBeing a Teacher in Contemporary Times: Positive and Negative Aspects in Choosing a Teaching Careerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T13:25:31Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Teresinha de Jesus de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201296495966758pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Teresinha de Jesus de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201296495966758pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Manoel Domingos de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332003288110141pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Débora de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5076802315245422pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0509409800268829pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo “Ser professor na contemporaneidade: aspectos positivos e negativos na escolha da carreira docente”, teve como objetivo geral analisar os aspectos positivos e negativos na escolha da carreira docente. Essa investigação buscou responder questionamentos referentes aos aspectos que envolvem essa profissão e ainda averiguar se a formação docente os prepara de fato para atuar na realidade contemporânea, como também, evidenciar o que é ser professor na sociedade do conhecimento, da informação e das novas tecnologias, identificar as razões pelas quais a carreira docente é escolhida por muitos indivíduos assim como, elencar os aspectos positivos e negativos da profissão docente atual. O presente estudo embasou-se nos autores: Bacich (2015), Drucker (1997), Nóvoa (1997), Silva (2010), Gil (1946), Figueiredo (2008) Lakatos (2010) e Prodanov e Freitas (2013), dentre outros. Sua abordagem foi qualitativa, através de análise bibliográfica e da pesquisa de campo, os sujeitos investigados foram cinco professores das escolas estaduais e cinco de escolas municipais, totalizando dez professores sendo cinco homens e cinco mulheres. Para a coleta de dados em campo, se utilizou o questionário com quatro questões, sendo três perguntas abertas e uma pergunta fechada, ou seja, questões mistas, para docentes de duas escolas, uma municipal e uma estadual no município de Tefé- AM. Os resultados da pesquisa obtidos a partir da análise e interpretação dos dados coletados em dialogia com os autores pesquisados confirmaram que os aspectos positivos que levam os docentes a seguir essa carreira são como formar cidadãos críticos, reconhecimento pelo trabalho que desenvolve, pode superar as adversidade e poder fazer parte do desenvolvimento educacional de novos profissionais. E os aspectos negativos constatados são: a sobrecarga de trabalhos, a falta de interesse dos estudantes a baixa remuneração, além da desvalorização da profissão e a falta de material didático e espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ser Professor na Contemporaneidade Aspectos Positivos e Negativos na Escolha da Carreira Docente.pdf389,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.