DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Kacia Conceição-
dc.date.available2023-09-13-
dc.date.available2023-09-14T17:17:06Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5067-
dc.description.abstractThe present paper is related to the use of robotics in Physics education, proposing a theoretical model of teaching and learning that employs interdisciplinarity and transdisciplinarity to enhance the appeal of physics classes, adopting a qualitative approach. Its main objective is to develop a theoretical model using the Lego Mindstorms EV3 robotics kit as an educational tool, enabling the understanding of physics concepts taught in the 1st year of high school, with the aim of enriching the lesson planning for mechanics teachers. This project was carried out at the Municipal Robotics Laboratory through the Program of Support for Scientific Initiation - PAIC of UEA. Through this study, the goal is to demonstrate how the use of these robots can be effectively integrated into the teaching process, improving the comprehension of physics concepts and making classes more engaging for students. By employing a qualitative methodology, the work analyzes teachers' perception regarding the use of robotics as an educational tool and develops a theoretical model that can serve as a guide for the development of more effective and dynamic mechanics lessons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Roboticspt_BR
dc.subjectPlano Inclinadopt_BR
dc.subjectInclined Planept_BR
dc.subjectForça de atritopt_BR
dc.subjectFrictional Forcept_BR
dc.subjectLego Mindstormspt_BR
dc.subjectLego Mindstormspt_BR
dc.titleA Aplicação da Física por Meio de Robôs Lego Mindstorms no Ensino Médio em Tefépt_BR
dc.title.alternativeThe Application of Physics through Lego Mindstorms Robots in High School in Tefépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T17:17:06Z-
dc.contributor.advisor-co1Júnior, Luzivaldo Castro dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798608653261395pt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Willian Miguel Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669386749601719pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567572118934935pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho está relacionado ao uso da robótica no ensino de Física, propondo um modelo teórico de ensino e aprendizado, utilizando a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade para tornar as aulas de física ainda mais atrativas, adotando uma abordagem qualitativa. Seu objetivo principal é desenvolver um modelo teórico utilizando o kit de robótica Lego Mindstorms EV3, como ferramenta didática, onde seja possível compreender conceitos de física praticados no 1° ano do Ensino Médio, visando enriquecer o planejamento de aulas de mecânica para os professores. Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório Municipal de Robótica por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica – FAPEAM da UEA. Através deste estudo, busca-se demonstrar como a utilização desses robôs pode ser integrada de maneira eficaz no processo de ensino, melhorando a compreensão dos conceitos físicos e tornando as aulas mais envolventes para os alunos. Ao empregar uma pesquisa qualitativa, o trabalho analisa a percepção dos professores em relação ao uso da robótica como ferramenta educacional e elabora um modelo teórico que pode servir como um guia para o desenvolvimento de aulas de mecânica mais eficazes e dinâmicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST_TCC_2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Aplicação da Física por Meio de Robôs Lego Mindstorms no Ensino Médio em Tefé.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.