DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRoque, Andreia Judith Munhos-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:14:36Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4941-
dc.description.abstractBullying involves people in different ways, making them take on roles different: victims, aggressors and victims-aggressors and the vast majority have intended to harm the victim. The scientific methodology developed and used to data surveys present in the study is the qualifying research, where they were applied semi-structured questionnaires, applied to 2 pedagogues and 5 teachers working in a municipal school in the city of Tabatinga/AM. Through the application of the questionnaires, it was possible to identify a case of bullying in the classroom, however it was also possible to identify the actions of the investigated teachers, attitudes that combat and prevent and imply the occurrence of bullying. The school, as it is considered an educational dimension where there are relationships interpersonal relationships, it is a space in which decision-making in the face of fighting bullying or any type of violence, decisions cannot be contrary to what must be fought. Per this, so it is important that there is a need to assign a more sensitive look at this aspect, every change holds necessary transformation in the educational context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullying; Violência; Ambiente Escolarpt_BR
dc.subjectBullying; Violence; School environmentpt_BR
dc.titleBullying na sala da Aulapt_BR
dc.title.alternativeBullying in the Classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:14:36Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Ivan Marcos Maciel dos-
dc.description.resumoO Bullying envolve pessoas de diferentes maneiras, fazendo com que assumam papéis diferentes: vítimas, agressores e vítimas-agressoras e em sua grande maioria tem como objetivo magoar a vítima. A metodologia cientifica desenvolvida e utilizada para levantamentos de dados presente em estudo é a pesquisa qualificativa, onde foram aplicados questionários semiestruturados, aplicados a 2 pedagogas e 5 professores atuantes em uma escola municipal no município de Tabatinga/AM. Através da aplicação dos questionários, foi possível identificar caso de bullying na sala de aula, contudo foi possível identificar também as ações dos professores investigados, atitudes que combatem e previnem e implicam na ocorrência do bullying. A escola por ser considerada dimensão educativa onde há relações interpessoais, é um espaço em que tomadas de decisões perante o combate ao bullying ou qualquer tipo de violência, não podem ser decisões contrarias ao que deve ser combatido. Por isso, logo é importante que haja a necessidade de atribuir um olhar mais sensível nesse aspecto, toda mudança detém transformação necessária no contexto educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVAY, M.; RUA, M. G. Violências nas escolas. Brasília: UNESCO. 2003 ABRAPIA - Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e ao Adolescente. Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. 2002. Disponívelem http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-154.pdf. Acesso em 29 de Janeiro de 2023. CUNHA, J.; WEBER, L. O bullying como desafio contemporâneo: vitimização entre pares nas escolas: uma breve introdução. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação (Ed.). Enfrentamento à violência na escola. Curitiba: SEED, 2010. p.172. FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz (2a ed.). Campinas: Verus, 2005 Método e metodologia na pesquisa cientifica / organização Nébia Maria Almeida _ de Figueiredo. – 3. Ed. – São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2008. Ministério da Educação. Bullying – Ministério da Educação. Disponível em: portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 jan. 2023. PEDRA, J. A.; FANTE, C. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008. PEREIRA, B. O. Para uma escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. PINGOELO, I.; HORIGUELA, M. L. M. (2010). Bullying na sala de aula. De Jure: Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, v. 15. n. 2, p. 145-156, 2010. PINTO, R. G.; BRANCO, A. M. C. U. A. O bullying na perspectiva sociocultural construtivista. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 3, p. 87-95, 2011. SILVA, A. B. B. Bullying: Mentes perigosas nas escolas / Ana Beatriz Barbosa Silva. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. Slobodzian, L. Hubner, C. A. R. 2016_ped_unespar_campom. Disponível em: <http: www.google.com>. Acesso em: 10 jan. 2023. SMITH, P. et al. Cyberbullying: its nature and impact in secondary school pupils. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 49, n. 4, p. 376-385, Apr. 2008. WYNNE, S. L.; JOO, H. Predictors of school victimization: individual, familial, and school factors. Crime & Delinquency, v. 57, n. 3, p. 458-488, 2011. ZAINE, I.; REIS, M. J. D.; PANDOVANI, R. C. Comportamentos de bullying e conflito com a lei. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 375-382, 2010. ZEQUINÃO, M. A.; MEDEIROS, P.; PEREIRA, B.; CARDOSO, F. L. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Educ Pesqui, v. 42, n. 1, 2016pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB_TCC_2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bullying na sala da Aula.pdf595,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.