Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Libório, Ingrid Alves | - |
dc.date.available | 2023-06-15 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T13:31:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
dc.identifier.citation | LIBÓRIO, Ingrid Alves. Dança e cognição: experiência sensório perceptiva do corpo no contexto da educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4889 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como propósito o estudo da relação dança e cognição no ambiente escolar. Pertence, nesse sentido, a linha de pesquisa "Sociedade, Cultura e Educação na Dança". Apresenta como tema "Dança e cognição: experiência sensório-perceptiva do corpo no contexto da educação". O tema envolve o estudo sobre a percepção corporal e cognição, entendendo que sua relação apresenta conteúdos que correlacionam e implicam a prática da dança. Assim, esse tema aborda a prática inteligível da dança em práticas pedagógicas do corpo. A pesquisa compreende a seguinte problemática: quais processos metodológicos podem operar ações sensório-perceptivas do corpo para potencializar manifestações cognitivas na prática da dança na escola? Esta pesquisa compreende a relação entre corpo percebedor e cognição, o que pode gerar linguagem sensível do corpo na experiência em dança na escola. Propomos como objetivo primeiro a investigação dos acontecimentos da prática sensório perceptiva da dança na escola como gerador de processos cognitivos tendo como pedagogia a experiência da criação artística. E como objetivos específicos discutir sobre fundamentos que conversam sobre corpo, dança, cognição e percepção, visando provocar conhecimentos, diálogos e direcionamentos metodológicos sobre o fenômeno investigado; estudar processos metodológicos que possam atuar como fomentadores de práticas cognitivas na dança; identificar manifestações corporificadas do processo perceptivo do corpo que demonstrem estados de sensações nas práticas vivenciadas; e apresentar narrativas de estudantes que manifestam expressões sensório perceptiva da dança na escola como artefato cognitivo do corpo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | dança | pt_BR |
dc.subject | cognição | pt_BR |
dc.subject | percepção corporal | pt_BR |
dc.subject | práticas pedagógicas do corpo | pt_BR |
dc.title | Dança e cognição: experiência sensório perceptiva do corpo no contexto da educação. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T13:31:09Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7930661514711090 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7930661514711090 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arce, Carmem Lúcia Meira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5983555790075121 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Muriell Gonçalves da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9004070980462661 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como propósito o estudo da relação dança e cognição no ambiente escolar. Pertence, nesse sentido, a linha de pesquisa "Sociedade, Cultura e Educação na Dança". Apresenta como tema "Dança e cognição: experiência sensório-perceptiva do corpo no contexto da educação". O tema envolve o estudo sobre a percepção corporal e cognição, entendendo que sua relação apresenta conteúdos que correlacionam e implicam a prática da dança. Assim, esse tema aborda a prática inteligível da dança em práticas pedagógicas do corpo. A pesquisa compreende a seguinte problemática: quais processos metodológicos podem operar ações sensório-perceptivas do corpo para potencializar manifestações cognitivas na prática da dança na escola? Esta pesquisa compreende a relação entre corpo percebedor e cognição, o que pode gerar linguagem sensível do corpo na experiência em dança na escola. Propomos como objetivo primeiro a investigação dos acontecimentos da prática sensório perceptiva da dança na escola como gerador de processos cognitivos tendo como pedagogia a experiência da criação artística. E como objetivos específicos discutir sobre fundamentos que conversam sobre corpo, dança, cognição e percepção, visando provocar conhecimentos, diálogos e direcionamentos metodológicos sobre o fenômeno investigado; estudar processos metodológicos que possam atuar como fomentadores de práticas cognitivas na dança; identificar manifestações corporificadas do processo perceptivo do corpo que demonstrem estados de sensações nas práticas vivenciadas; e apresentar narrativas de estudantes que manifestam expressões sensório perceptiva da dança na escola como artefato cognitivo do corpo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ALVES, M. A. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Revista de Psicologia da UNESP 9(1). Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Assis. São Paulo, 2010. ARAÚJO, Christiane. A Dança na disciplina de Arte: transposição entre as linguagens artísticas. Campo Grande: Life Editora, 2021. BECKER, F. O que é construtivismo? Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II. PEAD – UFRGS, 2009. BRANDÃO, Carlos; ASSUMPÇÃO, Raiane. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora / Carlos Rodrigues Brandão e. – São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336- pl.html.Acesso em: 03 out. 2022. CASTELLANI FILHO, Lino [et. al.]. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2009. COGNITIVAS DANÇAS - CORPONECTIVOS. Lenira Peral Rengel. YouTube. 16 de dez. de 2021. Duração: 1:33mn. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K2xf0MO5usY. Acesso em: 04 out. 2022. COSTA, Renata Luiza da; LIBÂNEO, José Carlos. Educação Profissional Técnica a Distância: A Mediação Docente a as Possibilidades de Formação. Educ. rev. vol.34 Belo Horizonte 2018. Epub Mar 01, 2018, pp. 1-14, ISSN 1982-6621. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982018000100122&lang=pt. Acesso em: 05 set. 2022. DAMÁSIO, António. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos/António Damásio; adaptação para o português do Brasil Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. DOMENICI, Eloisa. A brincadeira como ação cognitiva: metáforas das danças populares e suas cadeias de sentidos. In: Katz, Helena. & GREINER, Christine (orgs.). Arte e Cognição: corpomídia, comunicação, política. São Paulo: Annablume, 2015. FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: Saberes Necessários à Prática Educativa-25a Edição. São Paulo: Editora Paz Terra, 1996. FONSECA, Vitor. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Editora Vozes. 3ª ed. Rio de Janeiro, 2009. GARDNER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano: um estudo psicológico artístico. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANÇA E COGNIÇÃO EXPERIÊNCIA SENSÓRIO PERCEPTIVA DO CORPO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO..pdf | Arquivo principal | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Anexo - DANÇA E COGNIÇÃO EXPERIÊNCIA SENSÓRIO PERCEPTIVA DO CORPO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO..mp4 | Anexo | 13,33 MB | MPEG | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.