DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Leliane Maria Pereira da-
dc.date.available2023-07-23-
dc.date.available2023-08-07T13:02:16Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Leliane Maria Pereira da. História, Cultura e Turismo pedagógico: visualidade da arte na comunidade indígenas Waikyhu. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4863-
dc.description.abstractThe research approached Pedagogical Tourism circumscribed to educational practices, seeking to investigate the influence of pedagogical tourism on the meaning of the culture and history of indigenous peoples with a group of Early Childhood Education students in the 5th year of two schools, one from the state public network and another established indigenous in the Waikyhu Indigenous Community, Manaus-AM. The theme emerged from the Extension Project developed in the 2018-2019 period, whose goal was to discuss art as an educational practice in formal and non-formal schools. As for the methodological design, we conducted a study of an applied nature using the exploratory-descriptive method and a qualitative approach to understand and interpret the interviews and semi-structured questionnaires applied to the subjects. In the final considerations, we reaffirm the need for the school to invest in methodologies that encourage students to appropriately play and recreate different themes, transforming them into attractive content for learning. We suggest to the school the use of epistemological lenses capable of reconciling differences and designing learning spaces where everyone sees themselves as equal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectTurismo Pedagógicopt_BR
dc.subjectPedagogical Tourismpt_BR
dc.titleHistória, Cultura e Turismo pedagógico: visualidade da arte na comunidade indígenas Waikyhupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:02:16Z-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nóbrega-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nóbrega-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599pt_BR
dc.contributor.referee2Simonetti, Susy Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413430472638905pt_BR
dc.contributor.referee3Estácio, Marcos André Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3566866770043324pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4718072024539040pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa abordou Turismo Pedagógico circunscrito às práticas educativas procurando investigar a influência do turismo pedagógico na significação da cultura e da história dos povos indígenas com um grupo de estudantes da Educação Infantil ao 5o ano de duas escolas, uma da rede pública estadual e outra indígena estabelecida na Comunidade Indígena Waikyhu, Manaus- AM. O tema surgiu do Projeto de Extensão desenvolvido no período 2018-2019, cuja meta foi discutir a arte como prática educativa em escolas formais e não formais. Quanto ao delineamento metodológico realizamos um estudo de natureza aplicada com uso do método exploratório-descritivo e abordagem qualitativa para compreende e interpretar as entrevistas e questionários semiestruturados aplicados aos sujeitos. Nas considerações finais reafirmamos a necessidade de a escola investir em metodologias que estimulem os estudantes a apropriaremse de forma lúdica e recreativa de diferentes temas, transformando-os em conteúdos atrativos para a aprendizagem. Sugerimos à escola o uso de lentes epistemológicas capazes de conciliar as diferenças e projetar espaços de aprendizagem onde todos se vejam iguais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, Janaína da Silva. O escutar: confissões sobre sexualidade. Dissertação mestrado, PUC-SP, São Paulo: 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/12375/1/Janaina%20da%20Silva%20Aguiar. Acesso: 01/07/2020. ALONSO, Myrtes. O papel do diretor na administração escolar - São Paulo, Difel-Educ, 1976 p. 6. Formação de professores e escola na contemporaneidade . Org. Marina Graziela Feldmann - Editora SENAC – S.P. 2009 BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural: as possibilidades do planejamento. Papirus. Campinas: 2000. BRASIL, Constituição Federativa Brasileira, 1988. BRASIL, MEC/INEP. Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Provinha Brasil. Brasília: 2015. Disponível: http://portal.inep.gov.br/provinha-brasil. Acesso: setembro de 2020. BONFIM, Mailane Vinhas de Souza. POR UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: Uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, v. 12, nº 1. p. 114 – 129, jan/abr. 2010. CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. DANTAS, F. A. C.; CARVALHO, M. A. Do patrimônio cultural material ao imaterial: a inclusão na proteção jurídica aos modos de criar, fazer e viver expressados na musicalidade. In: XVI Congresso Nacional do CONPEDI, 2007, Florianópolis. Anais do XVI Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007. v. 1. p. 1-10. DENZIN, N. K., & LINCOLN, Y. S (2006). O Planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. IPHAN. Educação Patrimonial Reflexões e Práticas. Disponível em: <Http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEP raticas_ct1_m.pdf>. A cesso em: 15/07.2020. GARCIA, Dirce Maria Falcone. Diversidade Cultural, Conflitos e Educação: algumas Reflexões Teóricas. Revista de Educação PUC-Campinas. Campinas: 2002. LOPIS, Erivania Azevedo Lopis. Patrimônio histórico cultural: preservar ou transformar? Uma questão conflituosa. Revista Mosaico – Volume 8 – Número 12, 2017. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 54 KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1978. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2009. MINTZ, Sidney W. Cultura: uma visão antropológica. Tradução do ensaio “Culture: An Anthropological View” publicado originalmente em The Yale Review, XVII (4), 1982, p. 499- 512, Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. MORAES, Camila Maria dos Santos, [et al]. Turismo pedagógico. v. único. - Rio de Janeiro: Cederj, 2016. 232 p. RAMOS, Alcida Rita. O índio hiper-real. ANPOCS, Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo: 1995. REISEWITZ, Lúcia. Direito ambiental e patrimônio cultural: direito à preservação da memória, ação e identidade do povo brasileiro. São Paulo: Disponibilidade: Rede Virtual de Bibliotecas, 2004. RIBEIRO, M. P. S. Nóbrega. Ressignificação da cultura circulante na Comunidade Indígena Bayaroá: um estudo preliminar sobre os festejos da cerimônia Dabucuri. Congresso ABA, UFPA, Belém: 2012. . Territorialidade e práticas educativas: vozes que ressignificam a identidade cultural de uma terra indígena urbana. Tese de doutorado. IUL, Lisboa: 2018. SALLES, Sandro Guimarães de; FEITOSA, Saulo Ferreira; LACERDA, Rosane Freire. Patrimônio cultural indígena: desafios para uma educação patrimonial decolonial. Universidade Federal de Pernambuco, Recife: 2019. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17415/12578. Acesso: 13/08/2020. SANTOS, Luciano Cardenes. Etnografia Sateré-Mawé, Sahu-Apé, Turismo e Cultura. Manaus: Editora Valer, 2015. SILVA, de Maria do Carmo Vieira da. Diversidade Cultural na Escola. Editor: Edições Colibri, Lisboa: 2008. STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Editora Atlas, São Paulo: 1987 UNESCO. Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. 2005. VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3. ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqTurismopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
História, Cultura e Turismo pedagógico - visualidade da arte na comunidade indígenas Waikyhu.pdfArquivo principal3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.