Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4661
Título: | O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia |
Título(s) alternativo(s): | The use of the whatsapp application as a tool in teaching the Portuguese language during the pandemic |
Autor(es): | Sá, Giovana Maria dos Santos de |
Orientador(es): | Ferreira, Katriana Jacaúna Farias |
Palavras-chave: | Educação na Pandemia;Whatsapp em Aulas Remotas;Ensino da Língua Portuguesa. |
Data do documento: | 3-Mar-2023 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Citação: | SÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023. |
Resumo: | Neste trabalho busca-se apresentar os resultados da pesquisa sobre o uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia. A pesquisa é de natureza qualitativa, cujo método de abordagem foi o descritivo, tendo como público alvo alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicoré. Dentre as diversas temáticas abordadas neste artigo destaca-se o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta no ensino durante a pandemia; TDICs nas aulas e o Letramento digital. Como aporte teórico estão presentes ideias de Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), bem como a portaria nº 343 do Ministério da Educação (2020). |
Abstract: | In this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020). |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4661 |
Aparece nas coleções: | NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia.pdf | 555,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.