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Title: Rabiscando ensino de Ciências em quadrinhos para aprendizagem de estudantes imigrantes venezuelanos
Other Titles: Scribbling Science teaching in comics for learning by Venezuelan immigrant students
Authors: Carvalho, Kennyson dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, José Camilo Ramos de
Keywords: Imigrantes venezuelanos;Ensino de Ciências;Igarapés de Manaus;História em quadrinhos;Venezuelan immigrants;Science teaching;Manaus creeks;Comic Book
Issue Date: 30-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: CARVALHO, Kennyson dos Santos. Rabiscando ensino de Ciências em quadrinhos para aprendizagem de estudantes imigrantes venezuelanos. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Ensinar Ciências não é uma ação simples. Ela se torna ainda mais complexa quando na classe de alunos há sujeitos estrangeiros que não possuem domínio do idioma português. Esta situação se tornou ainda mais corriqueira com a vinda em massa de imigrantes venezuelanos para a cidade de Manaus, o que fez com que o número de alunos desta nacionalidade matriculados na rede estadual básica de ensino crescesse de forma exponencial. Diante desta dificuldade, compete ao professor fazer uso de recursos que possam tornar o aprendizado destes alunos mais profícuo. Neste contexto, as histórias em quadrinhos representam uma relevante alternativa para a explicação dos fenômenos e conceitos de forma mais dinâmica. O objetivo geral do estudo consistiu em analisar como a história em quadrinhos torna-se um importante recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de estudantes imigrantes venezuelanos sobre a preservação dos igarapés de Manaus. Os procedimentos metodológicos abarcaram a pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, sendo a perspectiva fenomenológica o eixo estruturante do estudo. Criou-se uma história em quadrinhos cuja temática central é a preservação dos igarapés de Manaus. O enredo conta com três personagens: a) Iara: jovem de 12 anos e manauara; b) Vó Naiara: professora aposentada e avó de Iara, e; c) Pablo, jovem venezuelano colega de classe de Iara. Os diálogos presentes na história, bem como o enredo desenvolvido podem desencadear debates sobre a temática da poluição, estimulando assim a participação dos estudantes em seu itinerário formativo. Desta maneira, a utilização das HQ no ensino de Ciências representa uma alternativa válida para tornar a explicação dos conceitos pertinentes a este campo do saber menos cansativa e mais atraente para os alunos. O estudo concluiu que o ensino de Ciências para imigrantes venezuelanos por meio das histórias em quadrinhos é uma solução viável, cuja utilidade não se restringe apenas para a ministração de conteúdos, mas também para o engajamento destes estudantes em causas que influenciam diretamente na sua qualidade de vida. Assim, as histórias em quadrinhos não somente podem ser vistas como um recurso didático pertinente, mas também uma maneira de ensinar valores e atitudes diligentes em prol da preservação do meio ambiente e, por conseguinte, a construção de um mundo melhor e mais justo para se viver. Palavras-chave: Imigrantes venezuelanos. Ensino de Ciências. Igarapés de Manaus. História em quadrinhos.
Abstract: Teaching Science is not a simple action. It becomes even more complex when there are foreign subjects in the class of students who do not have command of the Portuguese language. This situation became even more common with the mass arrival of Venezuelan immigrants to the city of Manaus, which made the number of students of this nationality enrolled in the state basic education network grow exponentially. Faced with this difficulty, it is up to the teacher to make use of resources that can make the learning of these students more fruitful. In this context, comics represent a relevant alternative for the explanation of phenomena and concepts in a more dynamic way. The general objective of the study was to analyze how the comic book becomes an important pedagogical resource for the teaching and learning of Venezuelan immigrant students about the preservation of the creeks of Manaus. The methodological procedures included bibliographic and exploratory research, with a qualitative approach, with the phenomenological perspective being the structuring axis of the study. A comic book was created whose central theme is the preservation of the creeks of Manaus. The plot has three characters: a) Iara: a 12- year-old man from Manaus; b) Vó Naiara: retired teacher and grandmother of Iara, and; c) Pablo, a young Venezuelan classmate of Iara's. The dialogues present in the story, as well as the plot developed can trigger debates on the theme of pollution, thus stimulating the participation of students in their training itinerary. In this way, the use of comics in science teaching represents a valid alternative to make the explanation of concepts relevant to this field of knowledge less tiring and more attractive for students. The study concluded that the teaching of Science to Venezuelan immigrants through comics is a viable solution, whose usefulness is not restricted only to the delivery of content, but also to the engagement of these students in causes that directly influence their quality of education. life. Thus, comics can not only be seen as a relevant didactic resource, but also a way of teaching values and diligent attitudes towards the preservation of the environment and, therefore, the construction of a better and fairer world to live in. to live. Keywords: Venezuelan immigrants. Science teaching. Manaus creeks. Comic Book.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4648
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