DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim, Ellen Lorena da Silva-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-03-31T14:46:35Z-
dc.date.issued2022-10-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4629-
dc.description.abstractThe impacts of teleworking on learning resulted in challenges experienced not only by teachers, but also by students in a state school in the municipality of Tefé/AM, so that the damages, during the process, became visible after the return of classes presential. This discussion is also the product of field research that aims to make a critical-reflective analysis of telework, its application and teacher and student preparation in relation to the Covid-19 pandemic in a state school in the municipality of Tefé. The bibliographic survey was based on Daros (2020), Nascimento et al (2020), Figueiredo (2008), Joye, Moreira and Rocha (2020), Sampaio and Leite (2010) among others. The methodology was guided by Chizzotti (2010), Prodanov (2013), Lakatos and Marconi (2017) and Gil (2002), to support the field research, the techniques and procedures of the investigation work. The research consisted of 10 students of both sexes, being them 2nd and 3rd year of high school and 02 teachers trained in different areas. The results collected in a descriptive and interpretive way and in graphics show that at the state school located in Tefé/AM there is a significant index of student harmed with the remote classes offered, in the same way, the teachers were not prepared to use digital technologies, as well as as they do not have adequate training. In short, it is clear that the challenges faced during the pandemic limit not only the pedagogical methods that teachers used in the classroom, but also the meaningful learning of studentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais na Educaçãopt_BR
dc.subjectDigital Technologies in Educationpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleOs impactos do teletrabalho no aprendizado durante a pandemia da covid-19 em uma escola da rede estadual do município de Tefé-AMpt_BR
dc.title.alternativeThe impacts of telework on learning during the covid-19 pandemic in a school in the state network of the municipality of Tefé-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T14:46:35Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro , Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Maria Ozana Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5483160509504868pt_BR
dc.contributor.referee3Praia, Ana de Nazaré Egas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966532175227629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051267341912120pt_BR
dc.description.resumoOs impactos do teletrabalho no aprendizado resultou em desafios vivenciados não somente pelos professores, como também pelos alunos em uma escola da rede estadual do município de Tefé/AM, de modo que os danos, durante o processo, se tornaram visíveis após o retorno das aulas presenciais. Essa discussão também é produto de uma pesquisa de campo que pretende fazer uma análise crítico-reflexiva sobre o teletrabalho, sua aplicação e preparo docente e discente em relação à pandemia da Covid-19, em uma escola estadual no município de Tefé. O levantamento bibliográfico fundamentou-se em Daros (2020), Nascimento et al (2020), Figueiredo (2008), Joye, Moreira e Rocha (2020), Sampaio e Leite (2010) dentre outros. A metodologia norteou-se em Chizzotti (2010), Prodanov (2013), Lakatos e Marconi (2017) e Gil (2002), para subsidiar a pesquisa de campo, as técnicas e procedimentos do trabalho de averiguação. A pesquisa constituiu-se por 10 alunos de ambos os sexos, sendo eles 2º e 3º ano do ensino médio e 02 docentes formados em áreas diversificadas. Os resultados recolhidos de forma descritiva e interpretativa e em gráficos demonstram que na Escola Estadual localizada em Tefé/AM existe um índice significativo de alunos prejudicados com as aulas remotas ofertadas, do mesmo modo, os professores não estavam preparados para utilizar as tecnologias digitais, bem como, não possuem formação adequada. Em suma, é visível que os desafios enfrentados durante a pandemia limitam não apenas os métodos pedagógicos que os professores utilizavam, em sala de aula, como também a aprendizagem significativa dos alunospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.