DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4437
Titel: Inclusão: a importância da família no processo de educação do centro integrado de educação especial inclusiva de Tabatinga-Am.
Sonstige Titel: Inclusion: The Importance of the Family in the Education Process at the Integrated Center for Inclusive Special Education in Tabatinga-Am.
Autor(en): Tavares, Klinger Muller
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz, Adriana Aparecida das Neves de
Stichwörter: Família;Family;Alunos;Inclusion;Inclusão;Students
Erscheinungsdatum: 28-Jul-2021
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda a importância do envolvimento da família no ambiente escolar dos alunos surdos do Centro Integrado de Educação Especial Inclusiva do munícipio de Tabatinga – AM. Nele investiga-se, no processo de educação destes alunos, a necessidade e o quanto o acompanhamento de seus familiares influencia no desenvolvimento das atividades escolares da criança especial, mesmo eles tendo professores especializados e um reforço escolar envolvido. Trata-se também sobre a inclusão e a dificuldade de desenvolvê-la devido à falta de interesse dos pais e/ou responsáveis por alunos com necessidade especiais, especificamente os alunos com necessidades especiais auditivas. Foram selecionadas duas mães de dois dos alunos com deficiência auditiva que participam das aulas no centro, e duas professoras que dão aulas para estes e outros alunos no centro integrado e educação especial e inclusiva, em que estas responderam a um questionário durante uma entrevista informal. Assim, entenderemos o “porque” de os pais e/ou responsáveis dessas crianças não buscarem o melhor para o seu filho, os centros de educação especial e até mesmo os educadores, por mais esquipados e especializados que sejam, necessitam da ajuda destes, pois, sem um apoio quando o aluno sai da escola para sua residência, não haverá resultados para a educação.
Zusammenfassung: This article addresses the importance of family involvement in the school environment of deaf students at the Integrated Center for Inclusive Special Education in the municipality of Tabatinga - AM. It investigates, in the education process of these students, the need and how much the support of their families influences the development of school activities of the special child, even though they have specialized teachers and school tutoring involved. It is also about inclusion and the difficulty of developing it due to the lack of interest of parents and/or guardians for students with special needs, specifically students with special hearing needs. Two mothers of two students with hearing impairment who participate in classes at the center were selected, and two teachers who teach these and other students at the integrated center and special and inclusive education, in which they answered a questionnaire during an informal interview. Thus, we will understand the “why” of the parents and/or guardians of these children not seeking the best for their child, the special education centers and even the educators, however equipped and specialized they may be, need their help, as, without support when the student leaves school for home, there will be no results for education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4437
Enthalten in den Sammlungen:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.