DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4302
Title: O estágio supervisionado no curso de ciências biológicas utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs): em tempos de pandemia
Other Titles: The supervised internship in the biological sciences course using digital information and communication technologies (ICTs): in times of pandemic
Authors: Kakizoe, Yummy Arcanjo
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Rosilene Gomes da Silva
Keywords: Ensino;Biologia;Tecnologias;Formação;Ensino remoto;Teaching;Biology;Technologies;Remote teaching
Issue Date: 6-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: KAKIZOE, Yummy Arcanjo. O estágio supervisionado no curso de ciências biológicas utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs): em tempos de pandemia. 2022. 86 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Devido à pandemia de COVID-19, o setor educacional brasileiro foi fortemente afetado, tendo o ensino presencial suspenso e substituído por aulas remotas, por meio de tecnologias digitais, fazendo com que não fosse possível a realização do Estágio Supervisionado de forma presencial nas escolas. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as alterações na dinâmica do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas quanto à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da pandemia de COVID-19. O estudo tem um delineamento qualitativo, e sua natureza classificada como pesquisa aplicada e descritiva. O estudo foi desenvolvido com discentes e docentes do Estágio Supervisionado de Licenciatura em Ciências Biológicas na Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Manaus, Amazonas. Onde se utilizou, como procedimento técnico para a coleta de dados o Levantamento Survey de forma on-line e para análise das respostas obtidas nos questionários foi utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin de 2016. Os resultados demonstraram que Estágio Supervisionado durante a pandemia trouxe muitos desafios e também aprendizados, onde a modalidade presencial e o Ensino Remoto Emergencial possuem dinâmicas diferentes e diferentes aprendizagens. As TDICs contribuíram para a disciplina de Estágio Supervisionado nesse cenário enfrentado pela educação durante a pandemia, de forma a suprir a necessidade de continuidade do ensino dos acadêmicos, além de favorecerem a busca principalmente por parte dos discentes de metodologias e recursos inovadores. Se tendo a plataforma do YouTube utilizado para postagem de vídeo aulas, o Google Meet para realização de salas virtuais de videoconferências e o Google Classroom para criação de turmas virtuais como sendo as principais utilizadas tanto por discentes quanto por docentes. Portanto, apesar das mudanças ocorridas e desafios enfrentados pelos docentes e discentes durante o período de pandemia na disciplina de Estágio Supervisionado, as TDICs colaboram para o processo de ensino e aprendizagem trazendo novos conhecimentos, reforçando a necessidade se serem incluídas na grade curricular de Ciências Biológicas. Palavras-chave: Ensino; Biologia; Tecnologias; Formação.
Abstract: Due to the COVID-19 pandemic, the Brazilian educational sector was strongly affected, with face-to-face education suspended and replaced by remote classes, through digital technologies, making it not possible to perform supervised internship in person in schools. Thus, the general objective of this research was to analyze the changes in the dynamics of the Supervised Internship of the Biological Sciences Course regarding the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the context of the COVID-19 pandemic. The study has a qualitative design, and its nature classified as applied and descriptive research. The study was developed with students and professors of the Supervised Internship of Degree in Biological Sciences at the Higher Normal School (ENS) of the State University of Amazonas (UEA), in the municipality of Manaus, Amazonas. Where the Survey survey was used as a technical procedure for data collection online and for analysis of the answers obtained in the questionnaires, the 2016 Bardin Content Analysis was used. The results showed that Supervised Internship during the pandemic brought many challenges and also learning, where face-to-face modality and Emergency Remote Education have different dynamics and different learnings. The TDICs contributed to the discipline of Supervised Internship in this scenario faced by education during the pandemic, in order to meet the need for continuity of the teachingof students, besides favoring the search by students for innovative methodologies and resources. If you have the YouTube platform used for posting video lessons, Google Meet for virtual video conferencing rooms and Google Classroom for creating virtual classes as the main ones used by both students and faculty. Therefore, despite the changes that have occurred and challenges faced by teachers and students during the pandemic period in the discipline of Supervised Internship, the TDICs collaborate in the teaching and learning process bringing new knowledge, reinforcing the need to be included in the curriculum of Biological Sciences. Keywords: Teaching; Biology; Technologies; Training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4302
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.