Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/424
Title: | O ensino de geometria com o uso de imagens de satélite da cidade de Manaus |
Other Titles: | The teaching of geometry with the use of satellite images of the city of Manaus |
Authors: | Cabral, Ivan Hipólito Fonseca |
Keywords: | Ensino de geometria;Sensoriamento remoto;Google Earth |
Issue Date: | 18-Aug-2017 |
Publisher: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | Este trabalho visa abordar reflexões sobre o ensino de geometria através do uso de mapas georreferenciados como ferramenta pedagógica. Utilizamos como metodologia para este estudo, a observação dos alunos quando envolvidos em atividades com imagens obtidas com o software Google EarthTM. Trabalhando com imagens de satélite podemos mostrar como a matemática está inserida e adaptada a novas estratégias pedagógicas, procuramos mostrar os conceitos de geometria plana e geometria analítica, utilizando como instrumento imagens familiar aos alunos como sua rua ou bairro. Assim, nossa intenção com esta pesquisa é mostrar o quanto as figuras geométricas estão presentes em nossa realidade, além de revelar características, antes não observadas do espaço urbano, como a historicidade vivenciada ao longo da fixação humana e o modelo de uso desses espaços. Chegando a conclusão que o uso de ferramentas tecnológicas podem aproximar os alunos das ciências como a Matemática, desde que aproveitemos a intimidade dos jovens com as novas tecnologias e usá-las não apenas como lazer e comunicação, mas como meio de compreender que o ambiente urbano, mostrado em imagens de satélite, pode ser observado sob o olhar da geometria. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/424 |
Appears in Collections: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de geometria com o uso de imagens de satélite da cidade de Manaus.pdf | 576,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License